Jornal do Cariri
Camilo mobiliza Nordeste por vacina
Donizete Arruda
29/12/20 0:00

O governador Camilo Santana se reuniu hoje com seis dos oito governadores nordestinos – ausentes Rui Costa, da Bahia, e Renan Filho, de Alagoas – para discutir prioritariamente o processo de aquisição e distribuição da vacina para o Nordeste. A ausência desses dois governadores não atrapalha a unidade da região, pois os resultados do encontro são efetivados para que a vacina chegue rápido. O trabalho é realizado coletivamente. Porque há uma preocupação crescente com o comportamento negacionista do presidente Jair Bolsonaro. Daí, suas contradições diárias sobre a vacina. Nesse final de semana, ressaltou ter assinado uma medida provisória garantindo os R$ 20 bilhões para a aquisição das vacinas. Nesta segunda (28), recuou e disse que não irá atrás de nenhum laboratório para promover a imunização do coronavírus, que é a única salvação para resolver a pandemia da covid no Brasil e no mundo. Essa postura presidencial leva nervosismo ao povo e obriga que os governadores nordestinos e brasileiros a terem um plano próprio para assegurar vacina.


Bolsonaro desafia Camilo e Nordeste


O presidente Bolsonaro voltou, nesta segunda (18), a se defender dos ataques dos governadores – todos, inclusive Camilo, que o cobram por não ter adquirido ainda o volume de vacina necessário para imunizar o povo cearense e brasileiro, enquanto 5 milhões de pessoas no planeta e 31 países, inclusive México, Argentina e Chile, já começaram a se vacinar. Essa pressão de Camilo e de outros governadores, como também de prefeitos, é honesta, porque  Bolsonaro não estar priorizando a busca pela vacina. Suas palavras comprovam isso. Em entrevista, o presidente da República minimizou  a demora para liberação e aquisição, por parte do governo dele, de vacinas. Para Bolsonaro, “diante de um mercado consumidor enorme no Brasil, os laboratórios é que deveriam estar interessados nos pedidos de autorização junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e em vender a vacina ao Brasil”. E completou: “os laboratórios é que devem correr atrás de vender para o Brasil suas vacinas”. Com esse pensamento, Bolsonaro ameaça deixar o Brasil sem vacinas.

Camilo enfrenta Bolsonaro por vacinas


Ciente da recusa presidencial em colaborar para que o Brasil tenha vacinas e diante do zigue-zague do ministério da Saúde, que fala que comprou as vacinas, mas os laboratórios não confirmam os negócios, nem o pagamento, muito menos a data de entrega ou a chegada delas no País, Camilo Santana assumiu a liderança de uma frente de governadores do Nordeste que está se ampliando para o restante do Brasil com um único objetivo: vacinar o povo, imediatamente. Segundo Camilo, “ a vacina é o caminho mais rápido e seguro para superarmos a pandemia da covid.” Convencido que há dificuldades sendo criadas pelo Palácio do Planalto, o Governador cearense disparou: lutarei muito para ter vacina o mais rápido para os cearenses, inclua-se aí a região do Cariri. E não poupou de críticas ao presidente Bolsonaro: acredito na ciência. E não aceitarei que questões políticas e ideológicas se sobreponham ao interesse maior que é a saúde da população. Essa atitude de aceitar o confronto comprova que Camilo quer vacinar o povo cearense o mais rápido possível e não aceitará passivamente o boicote presidencial de não comprar vacinas.

Arnon será companheiro de Bolsonaro


Na virada do novo ano, o presidente Jair Bolsonaro deve tornar público seu novo partido. Não há condições nem tempo hábil para criar o Aliança do Brasil. Restou duas alternativas: PP e PTB. A terceira - PRB - saiu de cena com a prisão do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela. Entre essas duas legendas, Bolsonaro acertou seu destino. Irá ingressar no PTB e será companheiro de partido do ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que deverá ser candidato a deputado federal em 2022. Não será Pedro Bezerra a concorrer à reeleição devido seus problemas junto à Justiça Eleitoral. O atual presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson priorizou no acordo com Bolsonaro à eleição de Arnon. Desse modo, Bolsonaro e o PTB garantirão um elevado fundo eleitoral que assegure a sua vitória, pois sua eleição será prioridade tanto para o PTB quanto para o próprio presidente Bolsonaro. Nesse cenário, Arnon terá verbas federais para assegurar obras nos municípios do Ceará.


Combustível dado ao Ministério Público

O prefeito Arnon Bezerra parece estar mal assessorado neste fim de mandato. No dia 18 de dezembro, Arnon assinou contrato emergencial com a polêmica MXM, para manter os serviços de coleta de lixo por mais três meses, diminuindo o valor global em cerca de R$ 1,3 milhão. A economia, na verdade, mostra ao Ministério Público do Estado que o serviço poderia ser feito por menos. Essa redução causou espanto no MP de Juazeiro. Diante disso, o Ministério Público apura esse contrato e tem dito que essa questão de diminuição está muito mal explicada. Dentro do MP, a informação é que nos primeiros meses de 2021 deve ocorrer a conclusão dessa investigação. Arnon estará sem fórum e há mais agilidade no trâmite desses processos. 

 
Conflito entre Argemiro e Fernando

 
A decisão do prefeito Argemiro Sampaio de disputar uma vaga para a Assembléia o colocará novamente frente a frente com o deputado estadual Fernando Santana. Os dois são duas das mais promissoras lideranças do Cariri e disputarão voto a voto o eleitorado de Barbalha, berço eleitoral de ambos. Para Argemiro, parece que a campanha já começou. Em entrevistas em emissoras do Cariri, Argemiro iniciou uma série de críticas ao governador Camilo Santana, principal articulador da campanha de Fernando. Argemiro se coloca de vez na posição contrária ao Governo do Estado para disputar os votos da oposição no Cariri, buscando se tornar referência na região. Argemiro começou, ainda, articular um grupo que conta com a adesão de nomes como Dr. Aluisio, em Crato.


O céu está em festa com Normando


O amigo, meu irmão Normando Sóracles nos deixou no Natal deste ano. No dia do nascimento de Jesus, Normando chegou ao céu numa grande festa. É verdade que deixou o Cariri choroso. Sua família triste, pois não estava preparada para uma partida inesperada dele. Normando, que sempre defendeu os mais humildes, foi a voz dos que não tinham voz, lutou pelos mais carentes, brigou por quem tinha direito, mas esses direitos nunca foram respeitados. Sem medo de cara feia, nem de poderosos. Normando disse adeus de modo inesperado. Deixou uma saudade enorme entre todos.


Disse me disse...


Prefeito Glêdson Bezerra não pesquisou no TCE do Ceará nem no TRE do Ceará ao nomear o ficha suja Carlos Macedo como secretário de Governo.

Velho político tradicional, cheio de contas desaprovadas na Câmara de Aurora, Carlos Macedo é o primeiro grande erro da nova administração de Juazeiro do Norte.


A partir do dia 1° de Janeiro, Prefeito Glêdson está proibido de falar de moralidade pública ao empossar Carlos Macedo.

Sugestão de slogan para Governo Glêdson Bezerra: Corrupção mora aqui ao lado do gabinete do prefeito.

Não tem nenhum fundamento a possibilidade do governador Camilo Santana deixar o PT e se filiar ao PSB.

Nunca a relação de Camilo com o PT esteve tão boa no Ceará e bem nacionalmente. Tanto, que se tornou uma alternativa para concorrer contra Bolsonaro para presidente.

Hoje, Lula é o nome preferido. Se sua candidatura for vetada por questões jurídicas. Camilo aparece como a primeira opção. Rui Costa perdeu tudo na Bahia e o PT sumiu no Estado.
 
Na Câmara de Juazeiro do Norte, a última sessão serviu para despedidas e transferência de responsabilidades para o Executivo.
 
Pressionados na votação da ampliação dos professores, os vereadores deixaram todos os professores no mesmo patamar, independente da idade.
 
Na Câmara do Crato, também, teve polêmica na última sessão. Um projeto de lei ampliando o limite urbano gerou discussão na sociedade.
 
O autor do projeto, Pedro Alagoano, não explicou a necessidade da ampliação. O pior são as críticas sobre ele ser dono de terras e construtor.
 
Guilherme Landim acalenta o sonho de ser candidato a vice-governador na chapa dos FGs nas eleições de 2022. Suas chances são mínimas.

O candidato ao Governo é o prefeito Ivo Gomes ou o ex-prefeito Roberto Cláudio. A vaga de vice será do PSD, de Domingos Filho.

A confusão está no Senado com uma crise na família Ferreira Gomes. Cid irá emplacar a candidatura de Camilo Santana.

Ciro e o candidato ao Governo, Ivo, vão apoiar à reeleição do senador Tasso Jereissati.

Essa briga não é novidade. Em 2018, Cid e Ivo Gomes apoiaram à reeleição de Eunício Oliveira e perderam

Ciro Gomes elegeu o desconhecido Eduardo Girão senador, pelo prazer de derrotar Eunício.

Desculpe a ignorância, por que o presidente Bolsonaro não quer que o povo tome a vacina contra o coronavírus?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ