Lula sinaliza nomes de Camilo e Rafael Fonteles como seus sucessores em 2030
27/10/26 0:00

A festa da vitória de Lula, na avenida Paulista, na madrugada desta segunda (26), também serviu de palco para apontar quem poderá ganhar protagonismo no quarto mandato e na disputa pela sucessão presidencial. Ao lado do presidente reeleito, Camilo Santana e o governador do Piauí, Rafael Fonteles, foram apresentados como nomes de futuro do campo lulista. A escolha de um deles para disputar a Presidência em 2030, porém, ainda é uma aposta política, sem definição oficial. Camilo aparece, agora, como o nome mais forte para a Casa Civil, um dos postos centrais do governo. A atuação na virada eleitoral e a articulação que garantiu a reeleição de Elmano de Freitas no Ceará ampliaram seu prestígio junto a Lula. A imprensa nacional o aponta como favorito para comandar a pasta. Rafael Fonteles também ganhou espaço no núcleo presidencial. O governador reeleito do Piauí está entre os nomes cotados para o Ministério da Fazenda. Aliados de Lula defendem seu nome e ele estaria disposto a deixar o governo estadual, caso o convite seja feito. Outro cearense em alta é Chagas Vieira. Depois de integrar a estratégia de comunicação da campanha de Lula no segundo turno, Chagas é apontado no Planalto como possível secretário-executivo, em posição próxima a de Camilo. Sua eventual nomeação reforçaria a presença do PT cearense no centro do poder em Brasília.

Lula mostra a sua força eleitoral em todo o Cariri
O Cariri reafirmou sua força eleitoral no segundo turno das eleições presidenciais. Nove dos dez municípios cearenses com maior percentual de votos válidos para Lula ficam na região. Santana do Cariri assumiu a liderança, com 87,17% — avanço de 3,96 pontos percentuais sobre os 83,21% do primeiro turno. Potengi, que havia liderado o primeiro turno com 84,39%, chegou a 87,04%, mas terminou em segundo lugar. Altaneira subiu para a terceira posição, com 86,68%, seguida de perto por Araripe, com 86,63%. Milagres também avançou: saiu do sétimo lugar, com 82,18%, para a quinta colocação, com 85,68%. O ranking do segundo turno ainda destaca Tarrafas, com 85,64%; Porteiras, com 84,86%; Granjeiro, com 84,84%; e Barro, com 84,77%. Aiuaba, no Sertão dos Inhamuns, foi a única cidade fora do Cariri entre as dez primeiras, com 85,67%. A força regional também aparece em municípios fora do top 10. Farias Brito registrou 84,31%; Abaiara, 81,87%; Crato, 81,80%; Lavras da Mangabeira, 81,73%; Assaré, 81,72%; e Missão Velha, 81,06%. No Crato, Lula recebeu 68.123 votos; em Barbalha, 32.894; e em Juazeiro do Norte, 124.843, equivalentes a 74,04% dos votos válidos. Essa votação consagradora mostra o prestígio eleitoral de Camilo Santana no Cariri, além da aprovação do governo Elmano, que ajudou a alavancar o crescimento de Lula.

Crajubar deu maioria de quase 155 mil votos
O resultado eleitoral a favor da reeleição do presidente Lula no Cariri revela tanto a concentração de percentuais elevados em municípios menores quanto o peso eleitoral dos principais colégios do Cariri. Em Juazeiro do Norte, por exemplo, Lula obteve o maior número absoluto de votos entre as cidades da região, embora seu percentual tenha ficado abaixo dos índices registrados em Santana do Cariri, Potengi, Altaneira e Araripe. Juazeiro do Norte foi o maior reduto de Lula, em números absolutos entre as três cidades do Crajubar. No segundo turno, o petista recebeu 124.843 votos, contra 43.776 de Flávio Bolsonaro: uma diferença de 81.067 votos. Lula ficou com 74,04% dos votos válidos, enquanto Flávio teve 25,96%. No Crato, a vantagem proporcional de Lula foi ainda maior. Ele somou 68.123 votos, ou 81,80% dos válidos, contra 15.152 votos de Flávio, que alcançou 18,20%. A diferença entre os candidatos foi de 52.971 votos. Em Barbalha, Lula obteve 32.894 votos (72,89%), e Flávio, 12.233 (27,11%). A diferença ficou em 20.661 votos. Somadas as três cidades, Lula recebeu 225.860 votos, contra 71.161 de Flávio Bolsonaro. O saldo favorável ao petista no Crajubar foi de 154.699 votos. Juazeiro liderou em volume de votos para Lula, e o Crato em percentual. Esse resultado nas urnas favorece ao governo Elmano para a disputa pelas prefeituras em 2028. Contudo, é cedo para fazer análises definitivas sobre essa disputa eleitoral que ainda demora mais de ano.

Raimundão e Davi lideraram campanha em Juazeiro 
O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, e o deputado estadual, Davi de Raimundão, pai e filho, ambos do MDB, comandaram os maiores movimentos da campanha à reeleição do presidente Lula na maior cidade do Cariri. A família Macedo, simplesmente, ignorou a coordenação no município que, segundo avaliação, não participou da campanha, no modelo que era necessário para virar as eleições no segundo turno. Sem a organização oficial, os movimentos acabaram sendo feitos através de iniciativas individuais dos grupos políticos. Em um dos eventos puxados pela organização, no sábadO (24), saindo do comitê, não tinha sequer carro de som para iniciar a caminhada. Nomes do próprio PT, acabaram sendo criticados pela inércia. O problema para o PT é que Raimundão conseguiu gerar uma situação em que mostrou sua fidelidade com o partido e, no caso, da eleição de 2028, será difícil tirar o PT da base de Davi. O conceito geral é que, se o PT não apoiar Davi para prefeito, poderá ser considerado o traidor da relação política com o MDB. Há o temor do deputado Davi de Raimundão, com as articulações do deputado federal eleito Fernando Santana (PT), em atrair para a base do governo Elmano, o deputado estadual Felipe Vasques (PSDB). Felipe Vasques descarta ser oposição ao governador Elmano na Alece.
 
Disputa na Câmara pode unir Capitão Vieira e Glêdson 
Apesar da base aliada do prefeito Glêdson Bezerra garantir que não há interferência dele na disputa pela presidência da Câmara de Juazeiro do Norte, não é possível separar as coisas. O líder do prefeito na Casa, Rafael Cearense, negociando uma posição de vice na chapa do Capitão Vieira, compromete o prefeito. Mas, a negociação pode ter dificuldade pela negativa de nomes como Vandinho Pereira e Professora Pergentina. No caso de Pergentina, ela não esconde que jamais votaria em Vieira. No grupo do presidente Felipe Vasques, a Professora Pergentina ainda busca espaço para ser a candidata. Vale salientar, a candidatura de Pergentina poderá ser o diferencial. Se for candidata, ela traz Vandinho e pode convencer Rafael. Hoje, o nome mais forte no grupo de Felipe é do vereador Jullian de Cielio. Na computação geral de apoios, Felipe estaria com a maioria mínima na disputa para seu candidato. O detalhe é que a Professora Pergentina disse que levará sua candidatura até o fim. Essa ameaça de confronto pela presidência da Câmara de Juazeiro avança e o prefeito Glêdson tem se mantido afastado das brigas. Tem se dedicado a planejar os últimos dois anos de sua administração, para entregar obras e influir na sua sucessão.
 
Felipe na disputa e Vieira ainda espera Yury 
Mesmo sumido das atividades parlamentares na Câmara de Juazeiro do Norte, o presidente Felipe Vasques está atuando fortemente nos bastidores, articulando a eleição para a próxima presidência da Casa. Felipe tem repetido a aliados próximos que não abre mão de fazer o presidente para comandar o Legislativo juazeirense nos anos de 2027 e 2028. Felipe tem chamado os vereadores um a um, para conversar e cobrar o compromisso, sob argumentação da necessidade de manter o grupo unido para a disputa de 2028. Todos esses mesmos vereadores já estariam comprometidos com a sua candidatura a prefeito. Segundo informações internas, os nomes do candidato e vice saem desse grupo. Felipe leva vantagem na disputa pela paralisia de Vieira, que ainda espera pelo deputado federal Yury do Paredão, para ajudar nas negociações. Outro ponto de vulnerabilidade de Vieira é a ausência do deputado estadual Davi de Raimundão, que preferiu permanecer distante da disputa. Davi tem aliados em ambos os lados e foi aconselhado a não se envolver nas eleições pela direção da Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro, porque diante dessa briga que ameaça eclodir tem mais a perder do que ganhar. Fora do conflito, espera o resultado e acredita poder construir pontes com os vereadores dos dois lados da briga pela presidência da Câmara.

Disse me disse… 
Entre os destaques do segundo turno nas eleições no Cariri, o coordenador geral da região, Guilherme Saraiva, prefeito de Barbalha. Na ausência de Camilo, dedicado à campanha de Lula em Brasília, Guilherme fez as cobranças.
 
Guilherme articulou com os prefeitos para levar os eleitores às urnas. O modelo foi seu município, onde, além dos ônibus, todos os cargos comissionados colocaram os veículos pessoais à disposição.
 
E a eleição de segundo turno no Crato serviu para reaproximar uma relação perdida nas últimas eleições municipais. O suplente de deputado estadual Pedro Lobo está de volta à base do prefeito do Crato, André Barreto (PT).
 
Pedro, que havia se declarado oposição, após a eleição de 2024, acabou se reaproximando durante os movimentos liderados por André, para a reeleição do presidente Lula. Os dois fizeram as pazes.

Deputado Yury do Paredão se prepara para assumir a presidência estadual do MDB-Ceará, dentro das eleições nacionais que acontecerão no partido.

O atual presidente Eunicio Oliveira não largou a política, e aguarda uma reunião com o presidente nacional Baleia Rossi. Não deve ter conflito entre Eunício e Yury.

A divisão na bancada federal do Ceará é a seguinte: 17 deputados serão da base do governo Lula. 04 parlamentares do PL serão oposição e Danilo Forte, da federação União Progressista, é independente.

Governador Elmano vai tirar uma semana de folga. Não descansou depois de sua vitória no primeiro turno, porque teve de se dedicar à campanha de Lula no Estado. Vitorioso, nos dois turnos, quer uns dias de lazer, sem se desligar completamente do seu governo.

A maior prioridade da administração Elmano nos próximos dias é a elaboração do Orçamento do Ceará para 2027, que será votado pela atual Alece, com 26 deputados estaduais derrotados.

Depois de aprovar o orçamento estadual, governador Elmano intensificará as consultas e conversas para a montagem do seu novo secretariado. É certo, que um dos 03 federais do PT deverá ser secretário.

Desculpe a ignorância, o candidato Flávio Bolsonaro pagou caro por ter achado que só vencer o primeiro turno, a vitória no segundo turno estava garantida?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE