MP cobra transporte gratuito e acessível para eleitores do Cariri
Região tem 809 mil eleitores e baixa adesão a programa do TSE
Robson Roque
21/09/26 16:43

Os municípios do Cariri foram acionados pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Ceará para que garantam transporte gratuito e acessível de eleitores, durante as eleições deste ano, cujo primeiro turno será no dia 4 de outubro. Até então, apenas Assaré, Aurora, Brejo Santo, Crato e Farias Brito haviam firmado acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com essa finalidade.

Dos 184 municípios do Estado, apenas 24 já haviam aderido ao Programa Seu Voto Importa, o que representa apenas 13% do total de cidades cearenses. Criado em 2026, o programa busca garantir transporte individual acessível e gratuito, no dia das eleições, para eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que não disponham de meios próprios para chegar aos locais de votação.

Pelo acordo, os municípios devem disponibilizar, quando solicitados pela Justiça Eleitoral, veículos adequados ou adaptados, acompanhados dos respectivos condutores. Também devem indicar servidores para auxiliar na execução do serviço. A adesão não envolve transferência de recursos financeiros entre os participantes.

Além do transporte individual, as gestões municipais devem ofertar transporte coletivo urbano e intermunicipal gratuito no dia da votação. A medida busca reduzir barreiras de deslocamento e assegurar o exercício do direito ao voto.

Eleitorado

A região do Cariri soma 809.230 eleitores. Um quarto desse total é de Juazeiro do Norte, o maior colégio eleitoral caririense, com 199.552 votantes. Na sequência, estão Crato e Barbalha, com 96.274 e 53.526 eleitores, respectivamente. As cidades com os menores colégios são: Granjeiro (6.346), Altaneira (6.970), Jati (7.118), Antonina do Norte (7.145) e Tarrafas (7.432).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE