Cariri é território estratégico de Ciro e Elmano rumo ao Abolição
Candidatos defendem maior participação do Cariri na Alece e na Câmara Federal
Fotos: Redes sociais
Madson Vagner
18/08/26 8:30

A presença dos dois principais candidatos a governador do Ceará, em Juazeiro do Norte, logo na abertura oficial da campanha, revela o peso estratégico do Cariri nas eleições deste ano para o Governo do Estado. No dia da abertura da campanha eleitoral de 2026, domingo, 16 de agosto, Ciro Gomes (PSDB) e Elmano de Freitas (PT) escolheram o Cariri para propagar atos eleitorais e arrastar apoiadores.

As campanhas dos principais candidatos ao Governo do Ceará marcaram agendas para a Região do Cariri no primeiro dia da campanha. No domingo (16), com passagens por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, o governador Elmano de Freitas (PT), candidato à reeleição; e em Juazeiro, o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), candidato da oposição, participaram de atos políticos. Os dois chegaram a marcar ato de campanha para o mesmo horário no monumento de Padre Cícero, em Juazeiro, prevalecendo a primeira solicitação, feita pela coordenação de campanha do Ciro.

Com o novo direcionamento na agenda, o governador Elmano visitou os monumentos de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, e Santo Antônio, em Barbalha. Elmano foi questionado sobre o resultado das últimas pesquisas eleitorais que o colocam em desvantagem frente ao candidato da oposição. “Primeiro, tem uma diferença muito grande nas pesquisas – as que você citou, as duas. É uma diferença, não há explicação metodológica. E o fato que interessa para mim, é essa campanha começar agora”, disse.

Elmano disse, ainda, que com o início da campanha, o povo vai conversar sobre eleição. “Até aqui, nosso povo não estava acompanhando eleição. Agora nós vamos poder demonstrar o que fizemos, o que queremos fazer e fazer as comparações”, avaliou. Elmano disse que será o confronto de dois projetos. “São dois projetos muito claros. Um que está ao lado do presidente Lula”, completando que do outro lado “é um projeto articulado com o bolsonarismo. É articulado com o atraso”.

A agenda de Elmano, encerrada na colina do Horto, em Juazeiro, foi acompanhada pela candidata a vice, Gabriela Aguiar (PSD), os candidatos ao Senado, Luizianne Lins (Rede) e Cid Gomes (PSB), além do senador Camilo Santana (PT) e os prefeitos de Crato, André Barreto (PT), e de Barbalha, Guilherme Saraiva (PT). Ainda acompanharam a agenda lideranças estaduais e regionais, como vereadores, prefeitos e candidatos a deputado estadual e federal.

Na Colina do Horto, em Juazeiro, Ciro destacou o simbolismo de iniciar a campanha pedindo bênçãos a Padre Cícero. “Para que a gente possa – de um lado espiritual – viver em paz, seguir com saúde, desejar que o adversário possa estabelecer, inclusive, essa campanha em paz, com sua família, com saúde também; precisa fazer a interseção de Padre Cícero Romão Batista junto a Deus. E esse é o primeiro gesto”, ponderou.

Sobre a campanha, Ciro disse esperar “que seja marcada por um debate franco, verdadeiro, que aponte os problemas trágicos do Ceará”. Ciro disse esperar “que nenhum cearense se precipite na violência, no ódio; também, na paixão descabida”. Após a visita ao Horto, Ciro participou do lançamento das candidaturas a deputada estadual de Andrea Landim (PSDB) e a federal de Sandrinha Cavalcante (Cidadania).

No evento, Ciro avaliou o Cariri e o Juazeiro como um dos epicentros econômicos do Ceará. “Aqui (Juazeiro) é a sede, líder natural, de 1 milhão de cearenses. É um dos epicentros da economia do Ceará, é um centro de afirmação da nossa identidade cristã, pela fé em padre Cícero”, avaliou, destacando a liderança do prefeito Glêdson, como uma liderança que a muito tempo a região tem.

Estiveram ao lado de Ciro, os candidatos a vice, Roberto Cláudio (União); ao Senado, Capitão Wagner (União) e Alcides Fernandes (PL); o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra (Podemos); o presidente da Câmara, Felipe Vasques (PSDB), candidato a deputado estadual; além de lideranças regionais, como o ex-prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE