Projeto leva público a experiências de produção artesanal no Cariri
Vivências valorizam a culinária como expressão cultural
Foto: Samuel Macedo
Joaquim Júnior
06/07/26 17:13

Cinco espaços de produção alimentar serão visitados no mês de julho durante o programa Percurso Mediado, realizado pelo Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Nesta edição, intitulada “Receita é memória”, serão contempladas visitas a cozinhas e espaços de produção artesanal em Crato, Juazeiro do Norte,  Barbalha, Caririaçu e Várzea Alegre.

As vivências incluem o preparo do doce de catolé com as Mulheres Unidas do Campo, de Caririaçu; do pão de arroz com Mestra Diva, de Várzea Alegre; da produção de óleo e farinha de babaçu com Dona Maroca, de Barbalha; dos doces tradicionais no Museu Orgânico Casa do Doce João Martins (Madeilton), em Juazeiro do Norte; e da produção do Filhós São José, no Crato.

“A atividade parte da relação entre memória, paladar e olfato, para investigar os saberes alimentares do Cariri”, apresenta o Centro Cultural. A atividade integra o Ciclo Formativo da exposição “Cariri: corpo, terra e cultura” e valoriza a alimentação como expressão cultural, memória e sobrevivência, culminando na construção coletiva de um material cartográfico que registra percepções, narrativas e receitas como um manual visual da memória alimentar do território. A proposta, de acordo com o equipamento, é promover espaços de reflexão e troca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE