Caririense é finalista no maior prêmio de design da América Latina
Ela desenvolveu projetos inspirados em Fortaleza
Foto: Jamia Figueirêdo
Joaquim Júnior
26/05/26 11:00

Jaízza Figueirêdo, Arquiteta e Urbanista caririense natural de Aurora, foi finalista em três categorias no Latin American Design Awards 2026 (LAD Awards), considerado o maior prêmio de design gráfico e comunicação visual da América Latina. Com projetos inspirados em Fortaleza, onde cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (UFC), ela recebeu três indicações: uma em “Branding” e duas em “Design Sustentável”.

“Diversa, viva, gentil: a capital que me acolheu, ainda na adolescência, deu alma a dois de meus projetos mais queridos, finalistas do Latin American Design Awards 2026: Fortaleza em 121 Bairros e WUF Campaign Fortaleza”, contou a arquiteta nas redes sociais, ao dizer que há algo simbólico em ver trabalhos nascidos de seu olhar sobre o urbano atravessarem fronteiras internacionais, enquanto ainda carrega, intacta, a paisagem do sertão caririense, onde cresceu. “Entre a aridez e o florescimento, aprendi cedo que mesmo a terra mais seca guarda fertilidade quando tocada de forma sensível e criativa. Talvez venha daí o cuidado em tudo o que desenho”, afirmou

Como apresentou Jaízza, os projetos partem do entendimento da cidade como espaço de encontro, onde, do cinza do concreto, brotam flores e uma infinidade de tons. “Em um, a cartografia revela pertencimento, aproximando as pessoas do território que habitam. No outro, a comunicação desabrocha em matéria, gesto e circulação”, escreveu, ao dizer que mapas, flores, corpos e linhas procuram traduzir uma Fortaleza múltipla, humana e pulsante, que tem a honra de representar nesta edição do LAD Awards 2026.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE