Acerola orientada pela Ematerce em Mauriti recebe certificado orgânico
Expectativa é que, nos próximos anos, produção seja de 30 toneladas/hectare/ano.
Variedade de acerola plantada é a junco, caracterizada por oferecer frutas graúdas e rica em vitamina C. Foto: Ematerce Mauriti
Joaquim Júnior
22/11/20 8:30

O município de Mauriti começa a introduzir uma cultura considerada promissora, que vem sendo procurada nessa época de pandemia por ser fonte importante de vitamina C: a acerola com certificação orgânica. A equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório local de Mauriti, gerenciado pelo técnico Francisco Praça Dionizio Montenegro, é responsável pelas orientações técnicas aos 10 agricultores familiares produtores de acerola que aderiram ao projeto de certificação orgânica.

Conforme apresentou a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Mauriti começou com área de aproximadamente 30 hectares de acerola certificadas, irrigadas por sistemas de aspersão, microaspersão e gotejamento. A variedade de acerola plantada é a junco, caracterizada por oferecer frutas graúdas e rica em vitamina C. Hoje, as plantas estão com 2 anos de plantadas e já começaram a produzir. O esperado é que, quando estiverem com três a cinco anos, a produção seja de 30 toneladas/hectare/ano.

Com informações Edilmo Gurgle, da SDA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ