Juazeiro inicia formação para o Serviço de Família Acolhedora
Serviço possibilita acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem
Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Joaquim Júnior
21/02/26 10:00

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), deu início à formação de famílias vinculadas ao Serviço Família Acolhedora. O serviço possibilita o acolhimento temporário de crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias de origem em residências de famílias previamente selecionadas e capacitadas. A formação é uma etapa obrigatória do processo de habilitação e tem como objetivo preparar os participantes.

De acordo com a SAS, durante os encontros formativos são abordados aspectos legais, emocionais e práticos relacionados ao acolhimento, além do papel fundamental da família acolhedora na garantia do direito à convivência familiar e comunitária. “O trabalho é desenvolvido com base nas diretrizes estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assegurando que o acolhimento ocorra de forma responsável, humanizada e centrada no bem-estar dos acolhidos”, apresenta a Secretaria.

Como se tornar uma Família Acolhedora

Pessoas ou casais com idade mínima de 21 anos, independentemente do estado civil, podem se tornar famílias acolhedoras em Juazeiro do Norte. Para isso, devem residir no município, ter disponibilidade afetiva e emocional para o cuidado temporário e não ter inscrição no cadastro de adoção. Não é necessário possuir vínculo prévio com a criança ou adolescente.

As famílias habilitadas passam a contar com acompanhamento contínuo da equipe composta por profissionais especializados, bem como recebimento do apoio financeiro mensal no valor de um salário mínimo durante o período de acolhimento. Segundo a SPS, o Serviço de Família Acolhedora integra a política pública de proteção social especial do município e atua como uma alternativa ao acolhimento institucional, proporcionando às crianças e adolescentes um ambiente familiar seguro, acolhedor e individualizado.

Para mais informações, entre em contato diretamente com a equipe do Serviço de Família Acolhedora por meio do WhatsApp institucional, pelo número (88) 93618-0138, ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Para realizar a inscrição, clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE