Chuvas abaixo da média impactam safra no Cariri
Em janeiro foi observado desvio percentual negativo de -17,1%
Foto: Ascom SDA
Joaquim Júnior
17/02/26 11:00

A bacia do Salgado registrou déficit pluviométrico de -17,1% no último mês. O contexto climático, onde janeiro ficou dentro dos 40% de chuvas abaixo da média, reflete nos plantios de municípios como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, entre outros. As informações estão presentes no primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de 2026, realizado pelo IBGE.

No Cariri, a safra tem sentido o contexto climático desfavorável, marcado por chuvas irregulares e acumulados abaixo da média histórica. As informações estão presentes no primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) produzido em 2026, que se refere ao período de 16 de dezembro de 2025 a 15 de janeiro de 2026. Na região hidrográfica do Salgado, onde estão localizados os municípios do Cariri, foi observado desvio percentual negativo: enquanto o normal seria 144,5 mm, foram observados 119,8 mm, que representa desvio de -17,1. 

Conforme apresenta o documento, o contexto climático reflete nos plantios de municípios como Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Caririaçu, Várzea Alegre, Aurora, Assaré, Santana do Cariri e Salitre. Em Crato e Caririaçu, por exemplo, houve redução de área prevista do arroz de sequeiro como reflexo da expectativa de chuvas abaixo da média.

Em Abaiara, Barbalha e Caririaçu, a banana irrigada perdeu espaço em razão da renovação de áreas antigas, dos altos custos com energia elétrica e mão de obra, e da migração de parte do cultivo irrigado para o sequeiro. Já em Santana do Cariri, houve redução na produção do abacaxi de sequeiro.

Por outro lado, os destaques positivos incluem a fava de sequeiro, cuja intenção de plantio cresceu em municípios como Assaré, Caririaçu, Nova Olinda, Várzea Alegre, Potengi e Campos Sales; e o amendoim de sequeiro, que registra expansão em Assaré, Farias Brito e Santana do Cariri.

Conforme apresentou o prognóstico climático para o período de fevereiro a abril, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há 40% de chance de chuvas abaixo da média. “Nas áreas com tendência de acumulados menores, essa irregularidade, ao longo do tempo, pode resultar em mais períodos com baixa pluviometria dentro da estação chuvosa, os chamados veranico", explicou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE