Carnaval do Crajubar terá foco na diversidade artística e tradição
Cidades terão esquema de segurança reforçado durante os festejos
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Regy Santos
12/02/26 17:10

A partir desta sexta-feira (13), os municípios do Cariri iniciam as programações de carnaval. Em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, a folia contará com uma agenda diversificada, reunindo atrações culturais, campanhas de conscientização e shows musicais. Nas três cidades, as festividades seguem até o dia 17 de fevereiro.

Em Juazeiro do Norte, o FesteJuá 2026 reunirá mais de 25 artistas e grupos culturais, celebrando a cultura popular, as tradições afro-brasileiras e a diversidade artística do município. A programação acontece a partir das 17h, na Avenida Carlos Cruz, nas proximidades do Centro Cultural Daniel Walker. Durante os quatro dias de festa, o público poderá acompanhar apresentações de afoxés, maracatus, escolas de samba, blocos carnavalescos, DJs, bandas e artistas locais.

No Crato, o Estação Folia 2026 será realizado no Largo da RFFSA, com programação gratuita voltada para todos os públicos. O evento contará com grandes atrações musicais, manifestações culturais, atividades infantis e ações integradas nas áreas de segurança, saúde, mobilidade urbana, garantia de direitos e sustentabilidade. A edição deste ano presta homenagem ao carnavalesco Antônio Vitorino da Silva, figura histórica na construção da identidade do carnaval cratense.

Em Barbalha, o destaque é o CarnaCaldas, que integra a programação carnavalesca da Vila do Caldas. O evento é promovido pelo Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC) e oferece atividades culturais, educativas e de conscientização social para moradores e visitantes. A abertura da programação ocorre nesta sexta-feira (13), às 23h, com a Orquestra de Frevo Arrastão, que percorrerá as ruas da vila em um cortejo animado, com a presença do boneco gigante Dedé Kaipirão.

Esquemas especiais de segurança
Durante os dias de festa, as três cidades contarão com esquemas especiais de segurança, com ações integradas entre as Guardas Municipais, a Polícia Militar e a Polícia Civil. As operações também terão apoio dos Departamentos Municipais de Trânsito e de órgãos de garantia de direitos humanos, com o objetivo de assegurar tranquilidade, mobilidade e proteção ao público.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE