Série filmada no Cariri aborda ciência e violência de gênero
Santana do Cariri, Crato e Barbalha são locais que receberam as filmagens
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
10/02/26 12:30

Com cinco episódios na temporada de estreia, a série “Prazeres insanos – Paleontologia do medo” entrelaça ciência, achados paleontológicos e arqueológicos, além do feminicídio, tema de urgência social presente no Cariri cearense. Na história, um professor respeitado esconde uma pulsão violenta e um passado marcado por traumas e relações de poder distorcidas. À medida que uma sequência de crimes contra mulheres abala a região, a narrativa cruza o universo dos fósseis, da pesquisa científica e do cotidiano universitário com a brutalidade do feminicídio, expondo contradições de uma sociedade que convive com o conhecimento e, ao mesmo tempo, com a barbárie.

 “O ambiente universitário, científico e cultural é o pano de fundo da história. A Universidade Regional do Cariri (Urca), o Museu de Santana do Cariri e o Geopark Araripe nos dão uma textura visual e simbólica muito potente. Isso credita ao projeto uma estética sofisticada e uma verossimilhança que a trama acolhe e exige”, afirma Lamarck Dias, diretor do projeto. Até o momento, as filmagens foram realizadas em Santana do Cariri, Barbalha e Crato e, em breve, devem chegar às cidades de Assaré, Juazeiro do Norte e Aurora.

Outro aspecto enfatizado pelo diretor é a força cênica do elenco regional: atores e atrizes do Cariri compõem 100% das atuações deste primeiro bloco de cenas. “Os intérpretes do Cariri têm uma potência impressionante. É um elenco que traz verdade, sotaque, corpo e memória do território. E quero chamar atenção do público artístico, principalmente dos atores e atrizes profissionais e amadores da região: ainda haverá espaço para seleção de elenco nos próximos meses. Este é o tipo de obra em que o espectador é sócio da história. A cada episódio, a trama pode criar novas perspectivas e novas necessidades, o que abre caminho para personagens novos e suas respectivas tramas”, ressalta Lamarck Dias.

O projeto conta com apoio da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal do Brasil, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, reforçando o compromisso das políticas públicas com o fortalecimento do audiovisual e a valorização das narrativas produzidas nos territórios do interior.

Para mais informações, acesse o perfil oficial da série no Instagram: @seriedetvcearense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE