Conquistar o eleitorado do Cariri é desafio dos candidatos a governador
Adversários de Elmano escolheram o Cariri para dar a largada de suas campanhas
Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil
Donizete Arruda
09/02/26 17:55

O Cariri nunca teve tanta importância no cenário eleitoral do Ceará. O eleitorado da região Sul tem sido fiel ao PT nos últimos 12 anos, dando votações consagradoras a Camilo e Elmano de Freitas, elegendo-os no primeiro turno em 2020 e 2022, com votações consagradoras. Ameaçados pela fidelidade ao PT no Cariri, os três adversários que pretendem derrotar o governador Elmano nas eleições de outubro, escolheram o Cariri para dar a largada de suas campanhas. No último dia 30 de janeiro, sem quase nenhuma repercussão, o senador Eduardo Girão anunciou ser candidato. Disse rejeitar uma aliança com Ciro Gomes, e declarou ser o único candidato conservador das eleições desse ano. No último sábado (07), foi a vez de Ciro Gomes, que confessou não ter vontade de ser candidato, mas ressaltou viver um dilema entre o que manda o seu cérebro e o seu coração. Disse que quem definirá se será ou não candidato é o eleitor cearense. Também no sábado, o PSOL se reuniu em Juazeiro do Norte, com a presença do seu candidato a governador, Jarir Pereira. O encontro visou fortalecer o partido e mais uma candidatura no campo de esquerda no Ceará, apesar do PT trabalhar ainda pela desistência de Jarir Pereira e o apoio à reeleição de Elmano.

Definição na montagem do palanque de Elmano

A princípio está definido: o governador Elmano e o PT bateram o martelo. Elmano disputará um novo mandato à frente do Abolição. Só que, nesta segunda (09), o jornal OGLOBO, em reportagem sobre a desincompatibilização dos ministros, prevista para abril, o ministro Camilo Santana é citado sobre qual será o seu futuro político: “Camilo pretende deixar a Esplanada para ajudar na campanha do governador Elmano, que enfrenta um cenário adverso e tem a sua reeleição ameaçada por Ciro Gomes. O PT trabalha com a possibilidade de escalar o próprio ministro Camilo como candidato, para não perder o comando do estado, que tem o terceiro maior colégio eleitoral do Nordeste”. Essa hipótese, hoje, é totalmente descartada, apesar do teor dessa matéria jornalística. Como tem dito em suas conversas reservadas com os prefeitos cearenses, Elmano tem confessado e não pede segredo: “Eu tenho direito a reeleição. Eu tenho amigos. Como Camilo também tem. Eu tenho quem defenda a minha candidatura. Como Camilo também tem. Só que eu tenho direito à reeleição. E faz questão de afirmar: “em 2022, já tivemos um episódio lamentável, que foi ter sido cerceado a nova candidatura da governadora Izolda Cela. Ela tinha direito. E não foi candidata. Sou, sim,candidato a governador”.

Quem serão candidatos ao Senado de Elmano

Não está nada fácil a vida dos oito candidatos a senador na chapa do governador Elmano: Júnior Mano, Cid Gomes, Eunício Oliveira, Chiquinho Feitosa, José Guimarães, Domingos Filho, Moses Rodrigues e Chagas Vieira. A razão é simples: com exceção de Cid Gomes, que tanto é pressionado por Elmano quanto pelo ministro Camilo a ser candidato e prefere não disputar à reeleição, indicando Júnior Mano como o seu sucessor. Ocorre, que o ministro Camilo tem dito, em conversas reservadas, que não apoiará nem Júnior Mano como substituto de Cid, no PSB, nem José Guimarães, pois o PT já tem à candidatura ao Governo. Com Cid sendo dono de uma vaga, a conta aponta que sobram cinco nomes, pois Júnior Mano perderia a vaga para o próprio Cid, e Guimarães concorreria de novo à Câmara Federal. Essa confusão sobre a escolha dos dois candidatos a senador não será resolvida agora. Só no início do mês de agosto, próximo às convenções partidárias. Até lá, a disputa com mais candidatos do que vaga obrigará a todos pretendentes a ter paciência e não queimar etapas. Um exemplo disso é Júnior Mano. Informado do veto de Camilo e PT ao seu nome, não passa recibo e continua dando entrevistas como o candidato ungido por Cid Gomes para sucedê-lo.

Glêdson tem papel destacado por Ciro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, está decidido a assumir o protagonismo de ser a principal liderança de oposição no Cariri. Na sua passagem para receber homenagem na Câmara de Vereadores, Ciro Gomes foi transparente em apontar a liderança do prefeito de Juazeiro: “Eu não estou construindo chapa majoritária ainda. Ainda estou naquela briga do juízo dizendo para eu não ser mais candidato, porque o que aconteceu comigo em 2022 me doeu muito. Machucou muito e não é culpa do povo, porque pelo povo eu tenho só gratidão. Mas a política ficou muito suja. O que eu estou agora com entusiasmo é ajudando a construir um movimento. Um movimento de libertação do Ceará, que vai ter que aterrissar numa chapa e qualquer chapa que queira realmente representar bem o Ceará vai ter que ouvir as lideranças do Cariri. E nós temos conosco a liderança mais importante do Cariri, não para desfazer ninguém, mas é uma verdade incontestável. O prefeito Glêdson é o maior líder e vem sofrendo todo tipo de perseguição. Apesar disso, é reconhecido como o melhor prefeito do Ceará". Glêdson anunciou o lançamento de sua mulher, Sandrinha Cavalcante, candidata à Câmara dos Deputados.

Giovanni deve ser candidato com prioridade de Camilo

Mesmo estando fora dos nomes para a disputa eleitoral deste ano para a Alece, o ex-deputado estadual Giovanni Sampaio surge como uma surpresa de candidatura na chapa do PSB a deputado estadual. Em conversa com a ex-primeira-dama Onélia Santana, Giovanni foi incentivado a colocar o seu nome para a disputa.  Para Onélia, nada mais democrático e justo para quem tem a política no sangue. Giovanni ganha força dentro do governo Elmano, a partir da avaliação do Abolição de que Giovanni é o único que defende o governo no Cariri. E tem travado duros embates com Ciro Gomes nas redes sociais. Tanto, que foi alvo de Ciro, no final de semana, em Juazeiro do Norte. Todos os últimos embates na região, contra nomes da oposição, foram enfrentados por Giovanni. No dia 3, Giovanni esteve em Brasília para ouvir a opinião do ministro Camilo, que também foi simpático à candidatura. Se for candidato, Giovanni será o candidato de Camilo. E fará a sua campanha com esse respaldo no Cariri. O anúncio da candidatura de Giovanni deve mexer no tabuleiro político do Cariri. No Abolição, a avaliação é que tem espaços para todos, desde que passem a defender o governo.

Aloísio Brasil deve ser processado pela Ambiental

O suplente de deputado estadual do Crato, Aloisio Brasil (União), deve enfrentar um processo da Ambiental Crato (Aegea Saneamentos), por divulgação de informações sem comprovação, segundo a empresa, que as qualifica como fake news. Dono de um programa semanal na rádio do ex-prefeito Zé Adega, Aloísio disse que a Ambiental está envolvida no maior escândalo de corrupção da história do Crato. O problema é que Aloísio ainda não apresentou as provas. E nem falou sobre o que motivou o suposto escândalo. Aloísio apenas soltou a informação no ar. Candidato a deputado federal pela oposição, Aloísio disse que sabe de sua responsabilidade. Se está ciente disso, precisa mostrar os documentos que fundamentem as suas afirmações. Ele alega estar tranquilo. Enquanto isso, o jurídico da empresa Ambiental Crato já solicitou os áudios do programa e deve encaminhar um pedido de comprovação dessas denúncias à Justiça. A intenção é se manter as suspeitas sem provas, deverá responder por crimes de calúnia e difamação. Ciente da possibilidade, Aloísio garante que tem provas e que apresentará em juízo. A Ambiental está no meio de disputa política acirrada no Crato.

Disse me disse…

O governador Elmano e o secretário Fernando Santana prestigiaram a inauguração da Escola Estadual de Educação Profissional Anália Saraiva Esmeraldo, em Missão Velha. Elmano também fez entrega de tablets para estudantes.

MDB está dividido. 17 diretórios não votam em Lula. 10 estão fechados com a reeleição do presidente Lula.

Ceará está listado como aliado do Lula. Contudo, Eunício Oliveira cobra para ser um dos candidatos a senador na chapa de Elmano.

Se Eunício sobrar, já admite romper com Elmano e até com Lula. O problema é que uma reaproximação para votar em Ciro Gomes não é fácil. A saída seria Eunício ser candidato a ser independente.

A Câmara de Juazeiro concedeu Comenda do Mérito Legislativo para Ciro Gomes, no sábado (07). A bancada do PL esteve presente. O presidente Felipe Vasques aproveitou o evento e se cacifou para ser um dos caciques da campanha de oposição no Ceará.

Felipe Vasques deve se filiar ao PADB, por onde disputarão às eleições para a Alece, todos os candidatos que apóiam Ciro Gomes.

Na discussão dos vereadores de Juazeiro, sobre a possível candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará, o vereador Barbosa Neto (PT) foi direto: não voto nele porque ele não gosta de professor. Taí uma novidade.

Na reunião ocorrida com candidato a governador Jarir Pereira, o PSOL admitiu a possibilidade do presidente do diretório de Juazeiro do Norte, Germano Lima, ser candidato a Senador. O anúncio deve ocorrer no início do mês de março.

Fora do ministério da Educação, Camilo reassumirá o seu mandato de senador. Pretende cuidar da campanha de Lula no Nordeste e fala da reeleição de Elmano, além da eleição de Fernando Santana no Cariri.

Desculpe a ignorância, o Cariri já descobriu o tamanho da sua força eleitoral para a escolha do governador e dos dois senadores cearenses eleitos em 2026?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE