Reiniciada disputa política em Lavras da Mangabeira
10/02/26 0:00

A trégua política em Lavras da Mangabeira acabou. A harmonia entre o prefeito Ronaldo da Madeireira (PSD) e a família Oliveira, liderada pelo deputado federal Eunício Oliveira (MDB), chegou ao fim. Depois de uma articulação do deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), que levou o grupo a apoiar a reeleição de Ronaldo, em 2024, a crise foi reiniciada no fim de 2025, com a recusa do prefeito em votar em Danniel para estadual e Eunício Oliveira para o Senado. Segundo articuladores que acompanharam o processo de aproximação, tudo foi combinado. Mas o prefeito nega. Na época do acordo, foram anunciados R$ 6 milhões em emendas para o município. Parte dos recursos, cerca de R$ 800 mil, foi depositada para custeio na saúde, segundo postagem de Eunício. A gestão reclama que o restante do valor teria sido cancelado. Na eleição de 2022, Danniel ficou em segundo lugar no seu principal berço eleitoral, perdendo para Oriel Filho (PDT). Para este ano, a disputa entre os grupos está decretada.

Em busca de espaço

Como previsto, o Encontro Regional da Oposição do Ceará, em Juazeiro do Norte, liderado por Ciro Gomes (PSDB), teve surpresas. Entre elas, as presenças dos ex-prefeitos de Altaneira, Dariomar Rodrigues, e de Araripe, Giovane Guedes, ambos do PT. Os dois tentam se aproximar de Ciro, em busca de espaços perdidos dentro do PT. Fora das prefeituras, Dariomar e Giovane estão entre os que não assumiram cargo no governo Elmano, o que estaria motivando a mudança de posição. Além disso, os ex-prefeitos procuram um contraponto aos seus adversários que pertencem à base governista. Em Altaneira, a prefeita Késia Alcântara (PSB) deve votar em Elmano, assim como Zé Gordinho (PT), em Araripe. Em nota, o PT estadual disse que serão abertos processos disciplinares.

Aliados em lados opostos

O Encontro Regional da Oposição do Ceará, em Juazeiro do Norte, revelou, além de mudanças de lado, um possível confronto entre aliados nas eleições deste ano. A presença do ex-prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, aponta para uma disputa com o prefeito Libório Leite (PSB), que está na base do governo Elmano (PT). Aliados desde o fim da eleição de 2020, quando Evanderto perdeu para Libório, os dois podem estar em lados opostos na eleição deste ano. Mas, a confirmação de expectativas foi a presença do ex-prefeito de Santana do Cariri, Jesus Garcia, avô do prefeito Samuel Werton (PT). A família - e parte da base na Câmara - fazem pressão para o prefeito votar em Ciro. Samuel permanece na base petista, mas há quem avalie que é só uma questão de tempo.

Renúncia surpreendente

O vereador Carlim Clementino (MDB), vice-presidente da Câmara de Várzea Alegre, surpreendeu ao renunciar ao mandato na sessão do dia 4. Sem uma explicação política, ele apontou apenas “motivos de saúde”. Carlim não compareceu à sessão e enviou apenas um ofício formalizando o pedido. Claro, são muitas as teorias, mas, no ofício, Carlim disse: “No momento, as circunstâncias exigem esse cuidado e essa pausa, mas os valores, o respeito e o compromisso com a população permanecem intactos”. Nas redes sociais, Carlim agradeceu os votos que recebeu em 2024 e negou divergências políticas ou administrativas. Na vaga, assume o suplente Kleiton do Bar (MDB). A presidenta da Câmara, Menésia Simião (PT), deve recompor a Mesa Diretora. Até agora ninguém entendeu nada.

Enquanto isso...

Em Brasília, ao lado do ex-deputado Giovanni Sampaio (PSB), o prefeito de Jardim, Antônio Coutinho (PT), fez articulações junto ao ministro Camilo Santana (PT) e ao deputado federal Eunício Oliveira (MDB).

Coutinho garantiu emendas para custeio da saúde e mais projetos federais para o município. Da base aliada do governo Elmano de Freitas (PT), Coutinho declarou apoio a Eunício, na disputa pelo Senado.

Em Nova Olinda, a gestão do prefeito Léo Brito (PT) levantou o debate sobre a “pobreza menstrual”. Para resolver, enviou à Câmara o Projeto de Lei (PL) que institui o “Programa Saúde Íntima Feminina” nas escolas.

Apesar das questões relacionadas à saúde, o projeto é educacional e tem como objetivo diminuir a evasão escolar. O projeto prevê a distribuição de absorventes e kits de higiene pessoal. A medida é inédita no Cariri.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE