Camilo ou Elmano, quem será candidato a governador para enfrentar Ciro Gomes
Quem for escolhido, terá apoio um do outro, sem riscos de desgastes
Foto: Carlos Jibaja - Governo do Ceará
Donizete Arruda
02/02/26 19:02

O ministro da Educação, Camilo Santana, rebate a chance de haver algum atrito entre ele e o governador Elmano de Freitas, diante da discussão sobre quem deve ser o candidato ao governo do Ceará. Há consenso deles sobre quem for escolhido, terá apoio um do outro, sem riscos de desgastes. Camilo ainda mantém o sonho de ser escolhido pelo presidente Lula, para ser o seu vice, na vaga de Geraldo Alckmin. A preferência pela vice é o objetivo maior de Camilo. Tanto, que estará deixando o ministério da Educação, no próximo dia 02 de abril, ficando apto a formar a dobradinha com Lula. Agora, se Lula tiver de indicar outro nome, Camilo diz estar tranquilo e, a princípio, manterá o seu plano eleitoral, de se dedicar as campanhas de Lula presidente e Elmano governador. Contudo, como o próprio Camilo já revelou, semanas atrás, “a política é dinâmica”. Essa declaração abre uma brecha, possível, dele ter de ser candidato a governador. Esse seria o desejo do presidente Lula, que não admite perder para Ciro Gomes, no Ceará, e nem para ACM Neto, na Bahia, tanto que os governadores Elmano e Jerônimo Rodrigues, a depender de Lula e das pesquisas, podem não ser candidatos. Se Camilo for candidato, Elmano pode sair e concorrer ao Senado, ou ficar no governo e ser ministro do Lula 4.

Escândalo sexual agita política do Cariri
A prisão do suplente de deputado estadual Pedro Lobo, por importunação sexual, nesta segunda (02), no aeroporto de Juazeiro do Norte, provocou uma crise no PT do Crato, com reflexos no Estado. Preso, Pedro Lobo soltou uma nota, através de seus advogados, onde ressaltou que: “ao longo de sua trajetória política e social, sempre se posicionou com firmeza no combate ao feminicídio, à violência de gênero e na defesa dos direitos das mulheres — valores que orientam sua atuação pública e pessoal. O episódio em questão decorre de um mal-entendido ocorrido ao final de uma viagem, durante o desembarque, em um ambiente marcado por aglomeração, pressa dos passageiros e movimentação intensa de bagagens. “Pedro Lobo disse que “está tranquilo, com a consciência serena, e confia plenamente que a
apuração criteriosa esclarecerá os fatos e demonstrará que não houve qualquer conduta criminosa de sua parte”. “Diante da ampla repercussão desse escândalo, o PT do Ceará se pronunciou: “repudia toda e qualquer forma de violência contra as mulheres, adotando como orientação os princípios do Partido e a legislação e políticas públicas de proteção às mulheres e outros grupos vulneráveis”. O PT prepara punição.

Juazeiro no centro de polêmica com o Estado
O vídeo do comandante da Guarda Civil Municipal de Juazeiro do Norte, Cesar Alves, acabou desencadeando uma nova crise entre o Estado e o Município. Cesar atacou o governador Elmano de Freitas, depois do município ficar de fora do programa que distribuiu novas viaturas do projeto Maria da Penha, de combate ao feminicídio. César garantiu que enviou ofício pedindo a inclusão no programa. Sete municípios do Cariri receberam, mas Juazeiro ficou de fora. A resposta acabou vindo da vice-governadora Jade Romero, que garante: Juazeiro não se credenciou em tempo hábil. Jade voltou as críticas a gestão do prefeito Glêdson Bezerra. Ciente do problema criado por seu subordinado, o prefeito Glêdson concedeu uma entrevista com o objetivo de acalmar os ânimos. Glêdson pediu ajuda a Jade para que Juazeiro seja contemplado com as viaturas, já que tem mostrado resultados e tem a guarda mais preparada do Cariri. A discussão acabou no pronunciamento do prefeito. E o chefe da Guarda de Juazeiro precisa compreender que sua função não é política. Esse papel é do prefeito.

Prefeito de Barbalha lança nome da primeira-dama
Depois de muitas especulações sobre uma possível candidatura da primeira-dama e secretária de Saúde de Barbalha, Catiane Landim, o prefeito Guilherme Saraiva se pronunciou sobre essa discussão. Guilherme disse que considera o nome da Catiane muito bom, pelo trabalho desenvolvido na secretaria e, por isso, ela está à disposição da base aliada para uma possível candidatura a deputada estadual. A afirmação do prefeito Guilherme acabou movimentando o cenário político do Crajubar, já que o ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, esperava o apoio no município. É fato que Guilherme está sendo pressionado por sua base, tanto que ele garante que nenhuma decisão será tomada sem a anuência dos líderes do seu grupo, como o deputado estadual e candidato a federal, Fernando Santana, e o ministro Camilo Santana. Na verdade, com esse lançamento, Guilherme dá uma resposta aos políticos aliados de Barbalha, mas garante os acordos já fechados por Camilo e Fernando Santana. A candidatura da secretária Catiane Landim chega para conquistar uma das vagas do PT na Alece, pela força eleitoral do prefeito Guilherme.

Moses trabalha para herdar colégios de Eunício
Levado pelo deputado estadual Agenor Neto (MDB), o deputado federal Moses Rodrigues (União) esteve no Cariri, na quinta-feira (29). A sua articulação eleitoral dedicou mais tempo a Juazeiro do Norte. Porém, nessa agenda política no Cariri, Moses iniciou articulações para estar entre os herdeiros dos colégios eleitorais do deputado Eunício Oliveira, que não concorre à reeleição e colocou o seu nome como uma opção de candidatura ao Senado, na chapa do governador Elmano. Eunício já iniciou o processo de repassar as suas lideranças. Na semana passada, entregou alguns colégios para o suplente de deputado federal Nelinho Freitas (MDB). Impulsionado pela possibilidade de ser votado na região, berço eleitoral de Eunício, Moses aproveitou para desistir da candidatura ao Senado e declarar apoio a Eunício e Cid Gomes. Moses se aproxima de Eunício e agrada o governador Elmano de Freitas, que tem repetido a preferência pela reeleição de Cid Gomes. Entretanto, Cid Gomes tem repetido que não será candidato a senador. Preferia apoiar ao nome do deputado Júnior Mano, vetado no PT.

Cid Gomes avalia lançar Idilvan Alencar ao Senado
Com esse veto a Junior Mano, Cid Gomes avalia alternativas de candidato. E o nome apontado como o mais provável, hoje, seria do deputado Idilvan Alencar. Ao propor a candidatura de Idilvan, Cid tira de seus ombros a pressão do governador Elmano e do ministro Camilo, para que aceite disputar um novo mandato de senador. Essa possibilidade não existe. Cid garante que honrará a sua palavra e apoiará à reeleição do governador Elmano. Não esconde a sua insatisfação com a desincompatibilização de Camilo do ministério da Educação. Nesse cenário, Cid não confessa o que fará no futuro. Mas, o nome pensado por Cid, o de Idilvan, aceita ser candidato a senador: “Eu costumo dizer que política não é carreira solo, ela faz parte do grupo. Eu pertenço a um grupo político, que tem o Cid Gomes, o Camilo, o Elmano e o prefeito Evandro. O que eles acharem que eu posso contribuir, eu estou disposto. Então, eu faço parte do grupo, eu acho que a gente não tem que ter os desejos individuais. É equipe, isso é que é importante na política. Sou assim, eu sou pré-candidato já para o terceiro mandato de federal, mas disponível para a oportunidade que o grupo acha que é conveniente.”

Disse me disse:
Ciro Gomes aposta na candidatura de Camilo a governador, mas não poupa nos ataques: “Camilo candidato demonstraria falta de força e musculatura política de Elmano para formar uma campanha robusta”.

Secretário Chagas Vieira contesta essa troca: “Estratégia desesperada da oposição. Espalham que Camilo será o candidato com 2 objetivos: pressionar para Camilo não sair do MEC porque tem medo de Camilo. Criar desunião do lado de cá, porque vivem o caos do lado de lá. Elmano vence no 1º turno.”


Quem, também, entrou em colisão com o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, foi o deputado Luiz Gastão. O deputado está insatisfeito com o prefeito, segundo ele, por não cumprir acordos.

Gastão disse que a discussão para a Fecomércio assumir o Centro de Romeiro é feita com o Estado, não com a Prefeitura. Gastão não engoliu perder o terreno da avenida Padre Cícero, onde seria a nova sede do Senac.

O deputado Romeu Aldigueri cumpriu agenda política em Saboeiro. Do Cariri, quem tem dado toda a atenção e dedicação ao presidente da Alece, é Davi de Raimundão.

Quem também prestigiou o presidente Romeu Aldigueri foi deputado Nizo Costa e o ex-deputado Neto Nunes. Romeu tem conseguido conquistar apoios importantes a sua candidatura à Câmara Federal no Cariri.

 Quem procura ampliar sua base eleitoral é o suplente de deputado federal Rafael Branco. Na semana passada, o caririense esteve em Sobral, Massapê e Uruoca, na região Norte.

Nos municípios, Rafael se reuniu com vereadores e lideranças locais. No Cariri, avalia como positiva a sua articulação, por isso, busca ampliar o arco de apoios em outras regiões do Ceará.

Desculpe a ignorância, Cid Gomes vai mesmo continuar brigado com seu irmão Ciro Gomes nas eleições deste ano?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE