Combate à dengue no Cariri ganha reforço com nova vacina
Imunizante produzido no Brasil é de dose única
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
26/01/26 13:30

Desde o ano de 2024, o Brasil se tornou o primeiro país a disponibilizar a vacina contra a dengue no no sistema público de saúde. No Cariri, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), os municípios oferecem o imunizante, que conta com duas doses, do Laboratório Takeda. Nas próximas semanas, o combate à dengue será fortalecido com a chegada das primeiras doses de um novo imunizante – desta vez, 100% nacional e de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan.

Ana Luiza Leite, coordenadora de Imunização em Juazeiro do Norte, explica que o público-alvo da vacina já disponibilizada no município tem faixa-etária entre 10-14 anos de idade. Ela pode ser encontrada em postos de saúde, Centro de Dermatologia, Vapt Vupt e no Same, de segunda a sexta-feira.

Como explica a coordenadora, para completar o esquema básico de imunização há um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose do imunizante atualmente disponível. Em Juazeiro, 20.588 pessoas estão aptas à vacinação. Até a última semana, foram aplicadas 2.059 doses (cerca de 10% do público). Para receber o imunizante, é necessário caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS.

“A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte convida todas as crianças e adolescentes, entre dez e 14 anos de idade, para tomar sua vacina contra a dengue. É somente com a vacinação em dia que nós conseguiremos reduzir o número de internações, as formas mais graves da dengue e reduzir os óbitos de Juazeiro do Norte”, destaca Ana Luiza.

Segundo explica Evanúsia Lima, coordenadora da Vigilância em Saúde do Crato, a nova vacina, produzida pelo Butantan, tem previsão de estar disponível já no mês de fevereiro para prof

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE