Exame Nacional da Formação Médica divulga notas das faculdades de Medicina do Cariri
Avaliação aponta contraste entre faculdades do Cariri
Foto: UFCA - Divulgação
Robson Roque
21/01/26 14:20

Duas instituições de ensino médico do Cariri tiveram desempenhos distintos na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), cujos resultados foram divulgados na segunda-feira (19), pelos ministérios da Educação e da Saúde. Os cursos recebem conceitos no intervalo de 1 a 5, com base no desempenho dos estudantes concluintes. 

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (Famed/UFCA), sediada em Barbalha, alcançou conceito 4. De acordo com os dados divulgados, 85,9% dos estudantes concluintes da instituição atingiram percentual igual ou superior ao nível de proficiência estabelecido pelo exame, indicador que reflete a consolidação do curso entre os melhores avaliados do país.

Já a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte (Estácio FMJ) obteve o conceito 3, considerado regular, com 66,9% dos concluintes alcançando percentual igual ou acima da proficiência. Apesar de permanecer dentro da faixa de avaliação positiva, o resultado acende um sinal de alerta quanto à necessidade de aprimoramento nos indicadores de formação acadêmica.

A região do Cariri ainda conta com formação na Universidade Regional do Cariri e no Centro Universitário Unileão, mas as duas instituições não participaram do exame, já que ainda não têm turmas concluindo o curso.

Melhores e pior notas
No cenário estadual, as melhores avaliações do Ceará foram obtidas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), que atingiram conceito 5, a nota máxima prevista pelo Enamed. Em contrapartida, a pior avaliação no estado ficou com a Faculdade Estácio de Canindé. 

"Há uma grande preocupação, nos ministérios da Educação e da Saúde, em assegurar que os cursos oferecidos aos alunos brasileiros possam garantir a qualidade da formação médica nesse país, até porque são profissionais que cuidam da vida das pessoas", comentou o ministro da Educação, Camilo Santana , durante a divulgação dos resultados.

Em nível nacional, o Enamed avaliou 351 cursos de Medicina. Desse total, 107 obtiveram conceitos 1 e 2, considerados insatisfatórios, e deverão sofrer sanções por parte do MEC. Outros 243 cursos alcançaram notas entre 3 e 5, classificadas como regulares e boas. Um curso não obteve pontuação suficiente e ficou sem conceito (SC).

Sobre o Enamed
O Enamed é uma prova anual aplicada pelo MEC, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de avaliar a qualidade da formação médica no Brasil. 

Os resultados servem como base para políticas públicas de regulação, supervisão e aprimoramento dos cursos, além de orientar estudantes e a sociedade sobre o desempenho das instituições de ensino superior na área da saúde.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE