Crato se destaca no ranking de municípios com melhor qualidade de vida
Pontuação reforça avanços em qualidade de vida no município
Foto: ASCOM/Crato
Natália Alves
15/01/26 11:00

O município do Crato alcançou o 1º lugar no Cariri e o 3º no Ceará, no ranking das cidades com melhor qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. O levantamento avalia o desempenho socioambiental dos municípios brasileiros a partir de indicadores que medem o bem-estar da população, sem considerar apenas fatores econômicos.

O IPS Brasil analisa 57 indicadores, organizados em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades. Os dados utilizados são provenientes de fontes oficiais, como o DataSUS e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pontuação final varia de 0 a 100.

Com 63,94 pontos, o Crato ficou atrás apenas de Fortaleza, que lidera o ranking estadual com 64,44 pontos, e de Sobral, que aparece em segundo lugar, com 64,02. O município, que possui uma população estimada em cerca de 138 mil habitantes, se destacou especialmente em áreas como acesso a programas de Direitos Humanos, políticas voltadas às minorias, acesso à informação e à comunicação, cultura, esporte e lazer.

Outros indicadores que contribuíram para o bom desempenho do Crato foram o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCAD), além do acesso ao ensino superior, reforçando avanços nas áreas social e educacional.

Para a coordenadora de Projetos Prioritários da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Edilmeire Tavares, os resultados refletem diretamente as políticas públicas implementadas no município. "Esse desempenho está relacionado às ações implementadas no Crato, orientadas pelo Programa Cidades Sustentáveis, que utiliza 267 indicadores em diversas áreas e está alinhado à Agenda 2030 da ONU, à qual o município aderiu em 2021", destaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE