Lula não resolve futuro de Camilo no novo ministério para garantir reeleição
Camilo deve continuar no Governo Lula
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Donizete Arruda
12/01/26 17:23

Com a perspectiva de 24 ministros deixarem o seu governo até o dia 30 de março - o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já se demitiu -, o presidente Lula começou a se preocupar com o seu ministério nesse último ano de mandato. Como consequência, Lula está em dúvidas se aceita a saída do ministro Camilo, da Educação, e o deixa livre para disputar às eleições. Hoje, o presidente Lula entende que Camilo funciona como um coringa e pode continuar no governo, cumprindo importantes missões que assegurem a sua reeleição. Assim, Camilo está cotado para dois ministérios: Justiça e Segurança Pública, e Casa Civil. Na Justiça, Lula confia na experiência de Camilo para gerenciar investimentos e programas no setor de segurança, um dos pontos falhos do Lula 3. Mas, ganha força em Brasília a defesa de Camilo no lugar de Rui Costa, na Casa Civil. Ex-governador bem avaliado, senador e com boa interlocução com o Congresso Nacional, Camilo tem o perfil ideal para liderar o governo, enquanto Lula se dedica a sua campanha pelo quarto mandato. Camilo teria a função de coordenar esse novo ministério. E quanto ao Ceará, o candidato seria mesmo o governador Elmano, pronto para enfrentar Ciro Gomes.

Cid Gomes não troca Elmano por Ciro Gomes
O senador Cid Gomes passou a semana desaparecido, enquanto o seu irmão, o ex-prefeito de Sobral, Ivo Gomes, concedia oito entrevistas a emissoras de rádio e podcasts. O teor delas tinha um foco: Ivo rompeu com o governador Elmano, declarou guerra ao ministro Camilo Santana, a quem acusa de querer destruir Cid Gomes e atacou duramente ao secretário da Casa Civil, Chagas Vieira. No último sábado (10), Cid reapareceu na residência do ex-prefeito Jonas Muniz, em Cruz, durante um café da manhã em homenagem ao ex-deputado estadual Rogério Aguiar, com a presença do ministro do STJ, Teodoro Silva Santos, prefeito de Cruz, Dery Muniz, deputados e lideranças políticas. Nesse evento, que movimentou o Ceará no final de semana, o fato mais importante foi a revelação de Cid Gomes: não haverá traição e nem quebra de compromisso. Cid mantém a palavra e apoiará à reeleição do governador Elmano. Contudo, veta a troca do nome de Elmano por Camilo. O apoio é exclusivo ao atual Governador. Nas rodas políticas, Cid ressaltou que continuará aliado do governador Elmano, apoiando a sua candidatura a um novo mandato no Abolição. Se recusou a emitir qualquer comentário sobre o ministro Camilo.

Oposição do Cariri quer priorizar duas candidaturas 
A oposição ao governo Elmano no Cariri sob a liderança do prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, trabalha para priorizar apenas duas candidaturas nas eleições de 2026: uma estadual e outra federal. A ideia é aumentar as chances de eleger nomes da região para apoiar projetos futuros, inicialmente, em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. No Crato, há uma pressão sobre o suplente de deputado estadual, Aloísio Brasil (União Brasil), para que ele desista da sua candidatura para declarar apoio ao presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques (Agir). Essa possibilidade pode até se concretizar, mas nesse cenário Aloísio Brasil estaria propenso a concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Esse desejo dele esbarra na articulação de Glêdson e da oposição, de lançar o nome da primeira-dama e chefe de seu gabinete, Sandra Cavalcante, para deputada federal. Sandrinha estaria avaliando trocar o Podemos pelo PL. Não é certo isso, pois dirigentes estaduais da oposição querem fazer uma chapa forte em outro partido, além do PL. Glêdson trabalha para eleger Sandrinha e Felipe Vasques. A articulação feita por Glêdson prevê focar as forças para eleger os dois, que terão o compromisso de fortalecer as bases em Crato e Barbalha. A tese estaria avalizada pelas lideranças oposicionistas de Barbalha, representadas pelos ex-prefeitos Argemiro Sampaio e Rommel Feijó.

Câmara de Juazeiro precisa ter mais cuidado
O presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, Felipe Vasques, nomeou, no último dia 1º de dezembro, Cícera Gomes da Silva, como assessora parlamentar, Símbolo DAS-3. Essa nomeação poderia passar desapercebida, se o histórico de Cícera Gomes da Silva não fosse de uma longa história na vida do crime. Cícera Gomes da Silva é conhecida como Cícera do Fuzil. Já foi condenada, foi presa, passou a cumprir pena em regime semi-aberto. São muitos processos criminais que maculam a trajetória de Cícera Gomes da Silva. O presidente Felipe Vasques pode nem saber desses detalhes, mas a sua assessoria, antes de nomeá-la, tinha por obrigação fazer uma pesquisa junto aos tribunais. Não apenas Cícera precisa ser avaliada, mas todos os assessores dos vereadores de Juazeiro. A Câmara precisa informar quem indicou o nome dela, e qual é o seu interesse em empregá-la. Hoje, há uma situação desconfortável na política cearense e brasileira: há uma união perigosa das organizações criminosas a financiar a eleição de políticos. O presidente Felipe Vasques precisa apurar essa indicação e se manifestar.

Davi de Raimundão não terá lealdade para federal 
O deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) definiu: não terá fidelidade a nenhum candidato a deputado federal. A estratégia é diferente de 2022, quando Davi fechou apenas com Nelinho Freitas (MDB). Para este ano, Davi já apresentou, pelo menos, três nomes para a sua base da região. No domingo (11), Davi esteve reunido com lideranças de Jardim, apresentando o deputado federal Luiz Gastão (PSD). Meses antes, Davi esteve com as mesmas lideranças apresentando o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB). Davi já fez reuniões com os dois, também, com sua base em Aurora. Outro nome que tem se reunido sistematicamente com Davi e seu pai, o ex-prefeito Raimundo Macedo (MDB), é o deputado federal André Figueiredo (PDT). Os encontros em Juazeiro do Norte reúnem sempre lideranças locais e da região. No MDB, Davi e Raimundão devem ser cobrados para o apoio a um nome do partido, o que tende a não acontecer. E essa posição assumida por Davi comprova um distanciamento dele do antigo aliado, deputado Nelinho Freitas. Os dois não estão mais dobrando com exclusividade.
 
Base de Guilherme tem mais um pré-candidato
Disposta a exercer mais protagonismo da política regional, a base do prefeito Guilherme Saraiva (PT) faz mais uma indicação de nome para a disputa de deputado estadual. Além da primeira-dama, Catiane Landim (PT), agora, o nome do ex-presidente da Câmara, Odair Matos (PT), também foi colocado à disposição para a disputa ao lado do deputado Fernando Santana (PT), candidato a deputado federal. O nome de Odair já estava colocado há seis meses, mas ganhou força com a possibilidade de duas candidaturas caseiras para federal e estadual. De recesso, em viagem com a família, Guilherme foi comunicado das articulações e voltou a ponderar: não decide nada sem conversar com o ministro Camilo Santana. A base aliada em Barbalha não descarta conversar com Camilo para apresentar os motivos para esse lançamento dessa candidatura. Todos concordam que a palavra final cabe mesmo ao ministro Camilo. Os defensores desse movimento só precisam compreender que um candidato para ter chances de se eleger no PT precisa ter no mínimo 60 mil votos. Assim, só o colégio de Barbalha não garante a eleição de nenhum nome.
 

Disse me disse…
Eunício Oliveira, com tantos candidatos ao Senado na chapa do governador Elmano, pode ser convencido a mudar suas pretensões eleitorais.

Deixa a segunda vaga livre para Elmano e Camilo fecharem acordos, e Eunício seria candidato a vice-governador. Hoje, o MDB já tem a posição, com Jade Romero. Haveria apenas uma troca.

Quem esteve em Tauá, conversando com Domingos Filho e Domingos Neto, foi o vice-prefeito de Juazeiro, Tarso Magno. O teor da conversa não foi revelado, mas levantou dúvidas na base governista.

 O encontro, articulado pelo presidente do partido em Juazeiro, José Moura, e o vereador Chagas Moura, chamou a atenção. Tarso Magno, hoje, faz parte da oposição ao governador Elmano.
 
O deputado José Guimarães trabalha forte para retomar suas articulações no Crato. Recentemente, anunciou ao prefeito André Barreto a liberação de R$ 1 milhão para saúde.
 
Em dezembro, Guimarães articulou R$ 750 mil para a realização do Réveillon do Crato, onde passou a virada. Crato e Barbalha são as prioridades de Guimarães no Crajubar.
 
Quem tem se saído muito bem em articulações junto à empresa A&C é o diretor de negócios da Adece, Rafael Branco. A empresa reconhece seu esforço, junto ao governo, para sua ampliação.
 
Rafael ajudou na articulação para o Feirão de Empregabilidade de Barbalha. A solicitação foi do prefeito Guilherme Saraiva e do deputado Fernando Santana.

Desculpe a ignorância, quem teve a brilhante ideia de nomear Cícera Gomes da Silva, a Cícera do Fuzil, para servidora da Câmara de Juazeiro do Norte?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE