Região lidera doações de sangue no interior do Ceará
O resultado representa um crescimento superior a 8 mil doações
Foto: Homoce Ceará - Divulgação
Robson Roque
13/01/26 10:00

O Cariri consolidou-se como a região do interior cearense que mais doa sangue, tendo papel decisivo no recorde histórico alcançado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em 2025. Ao longo do ano, foram registradas 119.100 doações em todo o estado, o maior número desde a informatização dos dados, iniciada na década de 1990. Desse total, 23.126 bolsas foram coletadas no Cariri, garantindo à região a liderança entre as macrorregiões do interior.

O resultado representa um crescimento superior a 8 mil doações em relação a 2024 e reflete o fortalecimento da cultura da doação voluntária no Ceará. No interior, a região Norte contabilizou 19.787 doações, seguida pelo Sertão Central (10.702) e Centro-Sul (6.857). Já o hemocentro de Fortaleza concentrou mais de 50% das doações estaduais, com 58.628 bolsas.

O desempenho do Cariri está ligado à atuação das unidades do Hemoce em Crato e Juazeiro do Norte e às coletas externas realizadas nos municípios. Em 2025, o hemocentro promoveu 772 ações itinerantes, alcançando os 184 municípios cearenses.

As bolsas coletadas são essenciais para pacientes em tratamento de câncer, doenças hematológicas e para cirurgias eletivas e de emergência. “O resultado demonstra que o Ceará avança na construção de uma cultura cada vez mais solidária, em que a população compreende a doação de sangue como um compromisso com a vida”, analisa a diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita.

O crescimento também é impulsionado por doadores regulares, como o advogado Igor Leitão, de 30 anos, que soma 20 doações. “É um gesto simples, rápido e que pode salvar vidas e devolver esperança a famílias inteiras”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE