Futuro de Camilo é incerto diante da indefinição do presidente Lula
Camilo é cotado para assumir o Ministério da Justiça
Donizete Arruda
08/01/26 21:01

O ministro Camilo Santana se prepara para deixar a Educação, a princípio no próximo dia 30 de março. Nessa data se desincompatibilizaria para ficar disponível para concorrer a presidência da República, numa hoje improvável desistência de Lula ou estar pronto para enfrentar a candidatura de Ciro Gomes, como substituto do governador Elmano de Freitas.
Essa saída de Camilo do Ministério da Educação foi dada como destaque no canal de notícias Globonews, nesta quarta (07). Camilo já teria acertado todos os detalhes, inclusive definindo com o presidente Lula sobre quem será o seu substituto.
Porém, nesta quinta (08) surge um fato novo: o presidente Lula poderia segurar a demissão de Camilo e mantê-lo em seu ministério. No entanto, Camilo trocaria de pasta. Entregaria a Educação e assumiria um novo desafio: comandar o ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa solução de nomear Camilo para a vaga de Ricardo Lewandowski tem o aval dos ministros mais próximos de Lula, da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Gleise Hoffmann.
O futuro de Camilo não irá esperar até o dia 30 de março. O ministro Ricardo Lewandowski pediu demissão da Justiça, nesta quinta, e o presidente Lula tem de nomear um novo ministro, rapidamente. Se Camilo for deslocado para a Justiça, fica definida a sucessão no Ceará, com o governador Elmano disputando a sua reeleição. Essa definição ocorrerá nos próximos dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE