Herbet dos Santos é nomeado nesta terça (06) para PGJ do Ceará
A posse oficial deve acontecer no próximo dia 17
Foto: Divulgação
Madson Vagner
06/01/26 8:00

Madson Vagner

O promotor juazeirense Herbet Gonçalves Santos será nomeado, nesta terça-feira (6), para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará, pelos próximos dois anos. Herbet ficou entre os nomes da lista tríplice indicada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) ao governador Elmano de Freitas (PT). A indicação do governador foi anunciada na segunda-feira, 29 de dezembro, mesmo dia da publicação no Diário Oficial do Estado. A posse oficial deve acontecer no próximo dia 17.

“Desejo a ele (Herbet Santos) muito sucesso na missão e agradeço ao atual Procurador-Geral, Haley de Carvalho, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos”, escreveu o governador Elmano. O atual procurador-geral, Haley de Carvalho, foi o mais votado na lista do MPCE, com 307 votos. Herbet foi o segundo, com 204 votos, seguido pelo procurador Luciano Percicotti Santana, que recebeu 77 votos.

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) é o órgão de administração do Ministério Público e o mandato de Herbert será de dois anos, permitida uma recondução por igual período. O procurador-geral de Justiça é o chefe do Ministério Público, embora cada procurador ou promotor tenha independência para atuar nos processos de sua atribuição.

Filho natural de Juazeiro do Norte, Herbet Santos foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público, de 2021 a 2025. Ingressou no MPCE em setembro de 2014, passando pelas comarcas de Jaguaribe e Vale do Jaguaribe. Foi promovido para a Comarca de Entrância Intermediária de Iguatu e para a Entrância Final em Fortaleza.

Na Capital, atuou na Promotoria de Justiça de Combate às Organizações Criminosas. Acumula, ainda, experiência como conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça e como membro colaborador do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Entre 2009 e 2014, foi procurador do Amapá e defensor público no Ceará.

Herbet é filho do desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos, e sobrinho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE