Filhote de veado-catingueiro é resgatado na zona rural de Várzea Alegre
O veado-catingueiro é uma espécie nativa
Foto: BPMA
Regy Santos
18/12/25 20:30

Um filhote de veado-catingueiro foi resgatado na manhã desta quinta-feira (18) por uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na zona rural do município de Várzea Alegre.A ocorrência foi registrada no Sítio Várzea de Dentro, na Chácara Baraúna, após uma moradora acionar a polícia ao perceber que o animal havia surgido em seu quintal dias antes e permanecia sozinho, sem a presença da mãe.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram que se tratava de um filhote, possivelmente órfão. A principal suspeita é de que a mãe tenha sido vítima de caça ilegal na região, prática que ainda representa uma das maiores ameaças à fauna silvestre no interior do Ceará.

Utilizando equipamentos adequados e técnicas específicas de manejo de fauna, a equipe do BPMA realizou a captura segura do cervídeo, evitando estresse ou ferimentos. Após o resgate, o filhote foi encaminhado à ONG BiodiverSe, entidade especializada na reabilitação de animais silvestres.

Na unidade, o veado-catingueiro recebeu os primeiros cuidados veterinários e passará por um período de triagem e reabilitação. A expectativa é que, após a recuperação e quando estiver apto à sobrevivência, o animal seja devolvido ao seu habitat natural.

O veado-catingueiro é uma espécie nativa de grande importância ecológica, mas vem sofrendo redução populacional em diversas regiões do Nordeste devido ao desmatamento, queimadas, atropelamentos e, principalmente, à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE