Canil clandestino é alvo de operação e tem mais de 120 animais resgatados
Animais eram utilizados para reprodução e posterior comercialização
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Natália Alves
17/12/25 13:00

Cerca de 130 animais foram resgatados em situação de maus-tratos, durante uma operação em um canil clandestino, em Brejo Santo. A ação foi realizada de forma conjunta entre entidades de defesa animal, ativistas e representantes da Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa). Na operação, foram encontrados cães e gatos de diversas raças, utilizados para reprodução e posterior comercialização.

Os responsáveis pela ação explicam que os animais foram encontrados em situação inadequada de higiene, com sinais de debilidade, pelo embolado, com carrapatos, desnutridos, desidratados e com doenças de pele. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as condições do local, que se encontrava em completo descaso. Todos os animais devem passar por avaliação clínica, cuidados especiais e tratamento médico-veterinário.

O ativista da causa animal Glauber Oliveira, que acompanhou o resgate, afirmou que o cenário encontrado no local figura entre os mais graves que já presenciou ao longo de sua trajetória de atuação. “É uma cena que eu, como protetor, nunca vi na vida. Tanta covardia e tanto sofrimento de animais por questão de dinheiro para a venda”, disse.

Os casos mais graves foram encaminhados ao PET Social Patinhas de Rua, para atendimento especializado. A ocorrência deve ser investigada pela Polícia Civil do Ceará (PCCE).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE