Crato recebe X Mostra Repertórios em Casa
Espetáculos, performances, oficinas, show e palestra fazem parte da programação
Foto: Divulgação
Joaquim Júnior
09/12/25 11:30

A Casa Ninho, instalada no município do Crato, recebe a X Mostra Repertórios em Casa. Até o próximo domingo (14), além do equipamento cultural, o Largo do Centro Cultural do Araripe e espaços públicos cratenses serão palco de espetáculos, performances, oficinas, show e palestra que integram a programação gratuita do evento que, neste ano, tem como tema “Alteridades Poéticas nas Artes da Cena do Cariri”.

Integrante do Grupo, Sâmia Ramare conta que a Mostra nasceu de uma necessidade que é quase orgânica para o pessoal da Casa Ninho: criar espaços de troca, fortalecer redes e manter o diálogo com o território onde vive e cria. “Ela surge como um gesto de partilha – de processos, de repertórios, das nossas inquietações como artistas da cena do Cariri”, explica, ao dizer que, ao passar dos anos, a Mostra foi ganhando corpo e entendimento coletivo, firmando-se no calendário cultural por conta da convivência estética e afetiva que envolve artistas, público, mestres, estudantes e transeuntes. “É uma Mostra que não se fecha em paredes: ocupa rua, praça, mercado, largo, casa. Gosta desse encontro com a vida cotidiana”, completa.

Conforme explicou Sâmia, o tema escolhido para a décima edição chega para olhar para a pluralidade da cena: grupos, artistas solos, mestres da cultura popular, performers, coletivos jovens, linguagens diversas que coexistem e se atravessam. A alteridade aparece, então, em espetáculos, performances, formações e diálogos — do Teatro Preto de Candomblé que inspira o espetáculo “Fractais” às memórias revisitas pela Banda Cabaçal. “É uma edição que provoca o olhar para o diverso, para o não hegemônico, para aquilo que nasce da mistura, da escuta e do encontro”, enfatiza.

A edição da X Mostra tem o apoio doMinistério da Cultura e pela Secretaria da Cultura do Ceará, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.399 de julho de 2022. Além disso, há parcerias com a Prefeitura do Crato, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, Secretaria da Cultura (Secult), o Instituto Mirante, entre outras. Para fortalecer ainda mais a cultura, Sâmia menciona a necessidade de políticas estruturantes que permitam aos grupos planejar a longo prazo, manter seus espaços, fortalecer suas redes e expandir suas criações. Ela destaca, ainda, a necessidade de maior apoio do público às artes no Cariri e deixa o convite para que a população participe dos momentos: “Venham viver a Mostra com a gente na Casa Ninho, nas praças, nas ruas, no mercado, onde a arte encontra o cotidiano e onde a gente reafirma que seguir fazendo teatro no Cariri é também seguir tecendo vida, memória e futuro. Esperamos vocês.”

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE