Municípios recebem doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)
Imunizante é destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez
Foto: Ascom Sesa
Joaquim Júnior
05/12/25 9:00

Após o recebimento de 29 mil doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), imunizante destinado a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou a distribuição para as cinco Regionais de Saúde – inclusive a do Cariri. Já a partir da próxima segunda-feira (8), gestantes que estejam na 28ª semana de gravidez ou mais poderão receber o imunizante. Em todo o Ceará, a estimativa é que mais de 108 mil gestantes sejam vacinadas ao longo da campanha.

“A chegada da vacina ao Ceará representa um avanço significativo para a proteção das gestantes e de seus bebês. Com a incorporação da estratégia ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), o SUS amplia sua capacidade de prevenir casos graves e salvar vidas”, destaca a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

A vacina, de acordo com a Sesa, é aplicada em dose única e está disponível exclusivamente para gestantes que tenham chegado ao período em que a transferência de anticorpos ao bebê ocorre com maior eficiência. Cada município deve organizar horários e rotinas de aplicação conforme o recebimento das doses. Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta da gestante ou documento que comprove a idade gestacional.

Conforme explica a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, a vacina é indicada para gestantes a partir da 28ª semana porque é neste momento que é possível garantir maior proteção ao recém-nascido nos primeiros meses de vida. “A Sesa lembra que a vacinação é segura, gratuita e constitui uma das medidas mais efetivas para prevenir complicações respiratórias graves em recém-nascidos”, conclui a Secretaria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE