Cariri recebe evento de paleontologia que acontece pela primeira vez fora da Europa
Evento segue até o sábado, dia 06
Foto: Elizangela Santos
Jaqueline Freitas
04/12/25 21:32

Pesquisadores e estudantes de 12 países e 11 estados da federação estão em Santana do Cariri, Capital Cearense da Paleontologia, desde a quarta-feira (03), participando do Encontro Anual de Paleontologia/Núcleo Nordeste (PaleoNE) e do Encontro Internacional de Pesquisadores em Estados Iniciais em Paleontologia (7th IMERP). Os eventos celebram o conhecimento científico e promovem a valorização do patrimônio territorial do município que é considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo.

De acordo com Ludmila Prado, uma das curadoras do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e presidente do evento, o encontro internacional foi idealizado na Europa e, pela primeira vez, acontece fora daquele continente e nas Américas.

Para Ludmila, o momento é de celebrar o conhecimento científico e compartilhar trajetórias, além de promover a valorização do patrimônio territorial e paleontologia. “Trazer esse evento para cá é muito simbólico. Pela primeira vez acontece fora da Europa. A gente entende como uma oportunidade de transformação social. Queremos que o fóssil represente mais valia para o território e impacte positivamente na formação dos cidadãos santanenses, principalmente aos mais novos, para que aprenda a proteger o patrimônio, independente da sua profissão”, ressaltou a curadora.

O evento segue até o sábado (06) e conta com participantes do Brasil, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Escócia, Estados Unidos, Índia, Chile, Irlanda, Madagascar e Argentina. No Brasil, estão presentes 11 estados e Distrito Federal, como AC, CE, DF, MG, PB, PE, PI, RJ, RN, SE, SP e RS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE