Pacientes denunciam estado dos ônibus do Tratamento Fora do Domicílio de Juazeiro
CPI da Saúde será aberta nesta quinta-feira (04), na Câmara
Foto: Aerlon Avelino.
Regy Santos
02/12/25 18:59

Usuários do serviço Tratamento Fora do Domicílio (TFD), em Juazeiro do Norte, voltam a denunciar as condições dos ônibus que realizam o deslocamento de pacientes até Fortaleza, para atendimentos de saúde. O assunto foi discutido na Câmara de Vereadores do Município, nesta terça-feira (02). Uma CPI para investigar denúncias relacionadas à saúde no município será instalada na próxima quinta-feira (04), na Casa Legislativa.

Segundo as denúncias, em uma única viagem, o veículo utilizado pelo TFD chegou a quebrar quatro vezes. Uma das passageiras, Maria Odete da Silva, afirmou que o problema é recorrente e causa desgaste físico e emocional nos pacientes, muitos deles debilitados.

Em outro exemplo, uma mãe relatou que o filho, recém transplantado, precisou caminhar sob sol forte e subir ladeiras, após o ônibus apresentar problemas mecânicos no trajeto. “É desumano. Estamos indo para tratar nossos filhos e acabamos passando por mais sofrimento”, disse. Outro ponto que chamou a atenção durante as denúncias, foi a informação de que o veículo estaria transportando galões de gasolina em garrafas PET, dentro do compartimento de passageiros.

Diante das queixas, os vereadores reforçaram cobranças à Secretaria de Saúde e defenderam a intervenção do Ministério Público do Ceará. As famílias pedem a regularização imediata da frota e fiscalização mais rígida sobre os veículos utilizados no transporte dos pacientes.

Vereador explica entraves

O vereador Vandinho Pereira (PP), vice-líder do prefeito na Câmara, afirmou que o Legislativo tem cobrado melhorias no serviço. Segundo ele, o transporte contratado pelo município tem apresentado falhas constantes, apesar de um período recente com menos ocorrências.

Vandinho explicou que Juazeiro aguarda a liberação de recursos do Ministério da Saúde, para aquisição de novos ônibus e que, paralelamente, realiza pesquisas de preço para abrir licitação. Enquanto isso, reconhece que os usuários continuam enfrentando dificuldades.

O vereador também destacou que, além dos ônibus, o TFD oferece carros de passeio, pertencentes ou contratados pela Prefeitura, destinados a pacientes que possuem indicação médica para transporte individualizado. Também é disponibilizado o transporte rodoviário e, em alguns casos, passagens aéreas.

Licitação barrada pelo MP

Vandinho Pereira confirmou  que um novo processo licitatório para contratação de ônibus chegou a ser aberto, com valor superior ao vigente, justamente para garantir veículos mais adequados. No entanto, o Ministério Público do Estado do Ceará barrou o procedimento porque o aumento dos valores chamou atenção. “O processo foi barrado pelo MPCE, que é um órgão fiscalizador e quer tomar ciência disso. Agora, o município tenta a aquisição de um ônibus e também busca, via Ministério da Saúde, outro veículo”, explicou.

Vandinho explicou que muitos atendimentos realizados em Fortaleza poderiam ser ofertados na região do Cariri. Segundo ele, cerca de 40% dos procedimentos poderiam ser conveniados localmente, reduzindo o sofrimento das famílias. Contudo, afirma que o Governo do Estado ainda não deu retorno sobre essa demanda.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE