Cariri pode ganhar novo VLT ligando Barbalha, Crato e Juazeiro
Região possui o primeiro transporte regular de passageiros do inteiro
Foto: Kiko Silva
Natália Alves
02/12/25 18:00

O Brasil possui 13 projetos de trens de passageiros em andamento, todos em fase de estudo técnico, de acordo com o Ministério dos Transportes. No Ceará, o trajeto em estudo pretende ligar Fortaleza a Sobral, usando um trecho da malha operacional da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), além de um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) entre Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, no Cariri.

Os estudos foram compartilhados través de avaliações realizadas na Expolog - Feira Internacional de Logística 2025, onde especialistas apontaram que uma das soluções para aproveitar os mais de 600 quilômetros de ferrovias abandonadas no Ceará, é reativar parte desses trechos para o transporte de passageiros por meio de trens regionais, interligando municípios distantes.

Com isso, o Ceará pode se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com dois sistemas de trens de passageiros entre cidades. De acordo com o Ministério dos Transportes, o trecho entre Crato, Juazeiro e Barbalha está em análise técnica preliminar, para se juntar ao projeto de ligação entre Fortaleza e Sobral. A pasta informou que o processo "avalia alternativas e viabilidade para operação e aproveitamento dos trechos envolvidos". 

Atualmente, a região do Cariri já possui um VLT, que liga Juazeiro do Norte e Crato, operado pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), sendo o primeiro transporte regular de passageiros em operação no interior de um estado do Nordeste. As tarifas são de R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia), com operação de segunda a sexta, de 6 horas às 19 horas, e aos sábados, de 6 horas às 13h30.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE