Criação de Conselho Municipal fortalece turismo em Crato
Segmento turístico deve ganhar forças através da atuação de nova entidade
Foto: Ascom Crato
Joaquim Júnior
02/12/25 9:00

Com população estimada em mais de 130 mil pessoas, o município do Crato é, hoje, uma das maiores economias do Cariri. Junto a outros segmentos, o turismo é considerado um dos maiores responsáveis pela economia local. Somente na Expocrato, considerado a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, mais de 140 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, que sedia o evento. Agora, com o recém-criado Conselho Municipal do Turismo, o esperado é que o segmento ganhe ainda mais forças.

O Contur foi oficializado pela lei 4.266/25. Com a posse dos membros e da diretoria, foram criadas três comissões: Turismo Religioso, Cultural e Patrimônio; Ecoturismo, Sustentabilidade e Base Comunitária; e Comissão de Desenvolvimento, Legislação e Captação de Recursos. O primeiro, como explica, Antônio Morais, secretário de Turismo do Crato e presidente do Conselho, promoverá atrações e valorizará patrimônios arquitetônicos e a cultura local; o segundo desenvolverá o turismo de natureza, comunitário, sustentável, valorizando meio ambiente e pontos como sustentabilidade, base comunitária e inclusão social; já o terceiro buscará recursos e parcerias, elaborará políticas, garantirá suporte legal e operacional em busca de atrair visitantes e turistas.

“Assim como falei no discurso, o turismo desenvolve de forma sólida, quando estão todos juntos: sociedade civil, associações, instituições, poder público”, pontuou Antônio, ao dizer que, assim, serão garantidos planejamento, articulação, fiscalizações das ações, organização, responsabilidade e transparência. Com isso, ele considera como importante a criação do Conselho e das comissões para que se tenha estruturação institucional para fortalecer as políticas públicas e enfrentar os desafios que surgirem.

“O Crato tem tudo para se consolidar como destino turístico diverso e atrativo, unindo história, fé, natureza e cultura. Então convido a todos a conhecer o Crato, suas igrejas, o monumento de Nossa Senhora de Fátima, o patrimônio urbano, a nossa linda Chapada do Araripe, a Floresta Nacional do Araripe com suas trilhas, suas belezas naturais e, sobretudo, a hospitalidade de nossa gente, que isso o cratense saber fazer”, enfatizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE