Cresce a lista de deputados federais investigados por fraudes em emendas
Cinco deputados federais do Ceará são investigados
Donizete Arruda
30/11/25 19:19

Hoje, da bancada federal de 22 deputados do Ceará, cinco são alvos de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), em processos nas mãos de três ministros: Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino.
O último a ingressar nessa relação de investigados pela PF, por determinação do Supremo, foi o deputado Robério Monteiro, um dos principais aliados do senador Cid Gomes, segundo denunciou o jornal OGLOBO.
Segundo OGLOBO, a “Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na última sexta (28), uma operação para apurar suspeitas de superfaturamento, direcionamento e pagamentos por serviços não executados, envolvendo emendas em obras do DNOCS no Ceará, indicadas pelo deputado federal Robério Monteiro (PDT-CE) - o parlamentar não foi alvo da ação. O prejuízo é estimado em mais de R$ 22 milhões. A ação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que apontou “indícios robustos" de desvio. Ao todo, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Fortaleza e Natal, em endereços do Dnocs, de servidores da autarquia federal responsáveis pela fiscalização de contratos e da empresa Construmaster. Sócios da companhia também tiveram o sigilo bancário quebrado. Não houve mandados de prisão.”
Esse problema de emenda parlamentar ainda vai envolver outros deputados federais cearenses. No escândalo da ameaça de morte do deputado estadual Simão Pedro, quem o ameaça alega querer receber o pagamento pela liberação de uma emenda parlamentar. Simão Pedro teme pela sua vida e levará o caso ao conhecimento da Polícia Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE