Cariri avança na produção de plasma para medicamentos do SUS
O plasma é essencial para a fabricação de hemoderivados
Foto: Ismael Azevedo
Natália Alves
30/11/25 12:00

Juazeiro do Norte e Crato foram contemplados com equipamentos para a produção de medicamentos a partir do plasma, componente derivado do sangue. Os produtos foram entregues pelo Ministério da Saúde (MS) ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), e tem como objetivo otimizar a produção nacional de remédios usados no tratamento de pacientes hemofílicos e imunossuprimidos.

Além do Ceará, outros 21 estados receberão 604 equipamentos ao todo. A iniciativa é financiada pelo Novo PAC Saúde, com R$ 116 milhões investidos para a modernização da Hemorrede Pública em todo o país. Os equipamentos contam com freezers a -30ºC, ultrafreezers e blast freezers para congelamento rápido e armazenamento de plasma. “Esse investimento fortalece a estrutura dos hemocentros, amplia a capacidade de armazenamento e congelamento de plasma, e impulsiona a produção nacional de hemoderivados, que são os medicamentos obtidos a partir do fracionamento do plasma humano”, explicou a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados, Luciana Maria de Barros Carlos.

Os hemocentros de Fortaleza, Sobral e Crato já estão habilitados e qualificados para receber os produtos importados. A diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, destacou que, com esses equipamentos, o Ceará vai ampliar a oferta de plasma para a Hemobrás. “Isso garante a produção de medicamentos estratégicos para o SUS, como os utilizados no tratamento de doenças como a hemofilia e outras condições que dependem de fatores de coagulação e imunoglobulinas. A modernização do nosso parque tecnológico aumenta a contribuição do Ceará para o SUS e para a população brasileira”,

Como funciona o plasma sanguíneo?

O plasma é a parte líquida do sangue. Após a doação, o plasma é separado e congelado para preservar as proteínas da coagulação e outras proteínas plasmáticas, podendo ser usado no tratamento de situações clínicas diversas como hepatopatias e hemorragias graves. Além do uso transfusional, o plasma pode ser utilizado também na produção de medicamentos, como a imunoglobulina e fatores de coagulação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE