Guimarães pode trocar candidatura ao Senado por vaga em ministério
Guimarães pode substituir Gleisi Hoffmann
Foto: Reprodução Redes Sociais
Donizete Arruda
25/11/25 17:00

O líder do Governo Lula, José Guimarães, se reuniu com deputados estaduais nesta segunda (24), em Brasília, após a sessão solene que comemorou os 190 anos da Alece. Na conversa, Guimarães assegurou que já tem o compromisso de 79 dos 184 prefeitos cearenses, para assinar uma carta de apoio a sua candidatura. São quase 43% do total de prefeitos integrados a sua campanha.

Guimarães guarda esse trunfo. Confessa que, no ano que vem, só será candidato a senador. Para deputado federal, está apoiando Fernando Santana e Raimundinho da Fetraece. Se fracassar seu plano de disputar o Senado, não concorrerá mais a um mandato à Câmara dos Deputados.

Ciente que enfrenta resistências e muitos pretendentes à sua vaga de senador, Guimarães admite que só há uma pessoa que possa convencê-lo a desistir de disputar o Senado. E essa pessoa é fácil identificar: o presidente Lula. O plano para tirar Guimarães das eleições já estaria traçado. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, se desincompatibiliza em abril para concorrer ao Senado, pelo Paraná. E Guimarães é o nome preferido e favorito no Planalto, para cuidar da administração política do governo, em ano eleitoral. Reeleito, Guimarães continua na mesma pasta, ou poderia ser deslocado para outro importante ministério no Lula 04. Contudo, é bom registrar: Guimarães prefere ser candidato a senador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE