Polícia Ambiental  desarticula rinha de pássaros em Barbalha
Os animais foram encaminhados à ONG BiodiverSe
Foto: BPMA.
Regy Santos
16/11/25 19:00

Uma operação do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) desarticulou, na manhã deste domingo (16), uma rinha de pássaros no Sítio Mata dos Dudas, em Barbalha. A ação resultou no resgate de 30 canários-da-terra e na condução de três suspeitos à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

A equipe policial chegou ao local após receber uma denúncia anônima sobre maus-tratos e criação ilegal de aves silvestres. Ao se aproximarem da área indicada, os militares identificaram intensa movimentação de motocicletas e seguiram por uma trilha que levava a uma área de mata, onde ocorria a rinha. No momento da abordagem, diversas pessoas participavam da atividade ilícita; parte delas conseguiu fugir.

Foram conduzidos três homens, de 66, 39 e 66 anos, residentes em Barbalha e municípios vizinhos. Eles responderam a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por maus-tratos a animais que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa.

Durante a operação, foram apreendidos 30 canários-da-terra, 16 caixas de transporte e duas gaiolas utilizadas nas disputas. Segundo relatos dos próprios conduzidos, o valor total das aves chega a cerca de R$ 90 mil no mercado ilegal.

Os animais foram encaminhados à ONG BiodiverSe, onde passarão por atendimento veterinário, triagem e reabilitação antes de serem devolvidos à natureza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE