Fórum discutirá gratuidade no transporte para pessoas idosas
Região do Cariri possui mais de 150 mil pessoas idosas
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Joaquim Júnior
11/11/25 12:10

Na próxima semana, a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) promoverá a 36ª edição do Fórum Regulação e Cidadania. Com o tema “Cidadania em Movimento: A Gratuidade no Transporte Rodoviário Intermunicipal no Ceará para a Pessoa Idosa”, o evento terá como discussão principal o direito ao transporte gratuito e as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania da população idosa cearense. Em todo o Cariri, de acordo com dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022, mais de 150 mil pessoas são idosas.

Como apresenta a Arce, dados do IBGE mostram que, em todo o Ceará, a população idosa com 65 anos ou mais aumentou 42% entre 2010 e 2022, passando de 642.736 para 912.559 pessoas. Atualmente, os idosos representam 10,4% da população total do Estado, demonstrando o envelhecimento crescente da sociedade cearense e a importância de políticas públicas voltadas a esse público.

Entre os anos de 2021 e 2025, a Secretaria dos Direitos Humanos do Estado do Ceará (SDH) registrou 11.782 denúncias e 26.535 violações relacionadas à pessoa idosa. “As ocorrências envolvem desde casos de negligência e violência psicológica até o desrespeito ao acesso a serviços e benefícios assegurados por lei. Esses números reforçam a urgência de ações integradas para fortalecer a rede de proteção e assegurar condições de mobilidade e dignidade à população idosa”, apresenta a Arce.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE