Novembro Negro promove debates antirracistas
Feriado tem como tema "Justiça climática, território e dignidade"
Foto: ASCOM/Juazeiro do Norte
Natália Alves
11/11/25 11:30

Como parte das iniciativas voltadas ao Novembro Negro, mês dedicado à reflexão sobre a luta da população negra no Brasil e ao enfretamento ao racismo, escolas de Juazeiro do Norte têm promovido debates antirracistas. As ações, desenvolvidas pela Comissão de Educação para Relações Étino-Raciais (ERER), incluem rodas de conversa com estudantes e professores, abordando temas como racismo, desigualdades sociais e valorização da diversidade.

Entre as escolas que recebem as atividades estão a EEF José Geraldo da Cruz, EEF Jerônimo Freire dos Santos, EEFM Presidente Geisel - Polivalente, EEF Pelúsio Correia de Macedo, EMEIF 03 de Junho e a EEFM José Alves de Figueiredo

Os encontros discutem conceitos presentes no Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo de Juazeiro do Norte, além de atividades que incluem dinâmicas de colagem e momentos de expressão criativa, que auxiliam os estudantes a refletirem sobre suas vivências e fortalecerem atitudes de respeito e empatia dentro e fora da escola. Segundo a Prefeitura de Juazeiro do Norte, as rodas de conversa contam com a participação de educadores e representantes da Comissão ERER, que conduzem os debates e estimulam o protagonismo dos estudantes nas reflexões sobre igualdade racial.

Novembro Negro

O mês de novembro é marcado pela conscientização a respeito da liberdade conquistada pela luta abolicionista, especialmente pelo símbolo dessa luta: Zumbi dos Palmares.  "O Novembro Negro 2025 celebra as raízes, as lutas e os avanços conquistados, reafirmando que o futuro do Brasil é um futuro com igualdade racial construído com memória, reparação, ancestralidade e compromisso coletivo", pontua o Ministério da Igualdade Racial.

Esse é o segundo ano, que todos os 26 estados, o Distrito Federal e mais de 5.500 municípios brasileiros vão celebrar o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro. Instituído pela Lei nº 14.759/2023, o feriado é fruto da luta do movimento social negro brasileiro, e a data marca a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE