Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima retorna hoje ao Cariri
Imagem peregrina permanece no Cariri até a próxima quinta-feira (13)
Joaquim Júnior
09/11/25 21:07

A Imagem Peregrina Mundial de Nossa Senhora de Fátima volta ao Cariri, após 72 anos, nesta segunda-feira (10), em celebração do Jubileu Mariano Diocesano. A imagem, vinda de Portugal, chegará por volta das 15h de hoje, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. De lá, seguirá por paróquias, ruas e igrejas do Crajubar, em peregrinação até o próximo dia 13, quando estará presente na bênção inaugural do maior monumento do mundo em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, sediado em Crato.

“Para o nosso Cariri, [a visita] é motivo de grande alegria, de renovação espiritual, de renovação da fé, como foi a década de 50, quando ela veio pela primeira vez”, pontuou o padre Ricardo Pereira, que está como coordenador do Jubileu Mariano e Peregrinação. Como acredita o sacerdote, trata-se de uma imagem repleta de significados. “A mulher vestida de branco, trazendo um rosário nas suas mãos, nos lembra a paz, a paz que vem pela oração, a oração que vem do coração puro, convertido. Então, esta mensagem de Nossa Senhora quer fazer reinar aqui no Cariri, reinar aqui em nossas casas”, enfatizou o religioso.

A comunidade católica do Cariri abraça a fé em Nossa Senhora de Fátima. Vários equipamentos públicos e privados recebem o nome da Virgem, em sua homenagem. Para o professor e memorialista Renato Casemiro, reviver esse momento com a imagem peregrina é uma graça dos céus para Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero. “Em 09 de Junho de 2013, na Itália, estando ali a turismo, eu me emocionei quando de repente me vi diante da chegada da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, para uma permanência de um dia naquele lugar. Logo me veio a lembrança de quando, ainda aos quatro anos de idade, em 1953, vi momento semelhante aqui em Juazeiro, pois uma réplica semelhante esteve entre nós e a celebração foi algo muitíssimo diferente do que eu estava vivenciando naquele momento. Enquanto em 1953, tínhamos muito alegria e multidões incontáveis de devotos pelas ruas e na acolhida da imagem, ali, na Itália, não éramos mais que umas 20 pessoas ao redor da imagem”, refletiu Renato Casemiro.

Para a bênção inaugural do monumento de Nossa Senhora de Fátima, na próxima quinta-feira, a Prefeitura do Crato anunciou uma operação integrada com a participação de secretárias e órgãos municipais, além do apoio das forças estaduais de segurança. Cerca de 150 agentes de segurança atuarão no dia, que também contarão com profissionais de áreas como saúde e bem-estar, serviços públicos e limpeza, acolhimento e turismo. O início da celebração está previsto para as 17h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE