Icasa vence CBF na Justiça e receberá mais de R$90 milhões
Erro da Série B de 2013 motivou ação judicial do Verdão do Cariri
Foto: Reprodução/Instagram
Natália Alves
16/09/25 11:00

O Icasa conquistou na Justiça a vitória decisiva contra a Confederação Brasileira de Esporte (CBF) e receberá uma indenização estimada em mais de R$90 milhões, com valor que inclui correções e juros acumulados desde 2014, ano de início da ação do Icasa contra a CBF. O time batalhava na justiça por reparação devido ao prejuízo com erro ocorrido na Série B de 2013, que impediu o clube de alcançar o acesso à elite do futebol nacional.

A decisão foi consolidada depois que a CBF desistiu, em março deste ano, do último recurso apresentado, que contestava sentenças anteriores favoráveis ao Icasa. A desistência leva o processo ao trânsito em julgado, permitindo o início da fase de execução, na qual ocorrerá a entrega dos recursos ao clube.

Em 2013, o Icasa ficou em quinto lugar na Série B do Campeonato Brasileiro, acionando a justiça desportiva após alegações que o Figueirense-SC teria utilizado um jogador irregular. O fato, confirmado pela CBF, não foi solucionado, pois a entidade afirmou que o clube caririense havia perdido o prazo para protesto. Dessa forma, o Figueirense, quarto colocado da tabela, jogou a Série A do Brasileiro e não foi punido, enquanto o Icasa permaneceu na Série B. Alegando prejuízos, o Icasa vinha batalhando na justiça por uma indenização. Mesmo admitindo a irregularidade, a CBF preferiu levar o caso adiante na Justiça, estendendo a tramitação por mais de 10 anos.

O caso segue agora para a fase de execução, onde serão feitos cálculos finais para definir o valor exato a ser pago ao clube. Os recursos da indenização devem ser aplicados pela diretoria do Icasa na reorganização administrativa e financeira, além de investimentos no elenco e na preparação das temporadas futuras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE