Observatório de Turismo do Cariri fortalece setor local
Iniciativa conta com parcerias para fortalecimento do Turismo
Foto: Ascom Juazeiro do Norte
Joaquim Júnior
08/10/25 13:30

O turismo do Cariri, um dos segmentos econômicos mais promissores da região, acaba de receber reforço: o Observatório de Turismo do Cariri Cearense. A entidade foi criada pela Universidade Regional do Cariri (Urca), fruto de parceria do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo e o Geopark Araripe, a partir de articulação com o Conselho para o Desenvolvimento do Turismo da Região do Cariri (Condetur). A principal função do Observatório será coletar, processar e disseminar dados e informações estratégicas sobre o setor.

O novo projeto, coordenado pela professora Jeanne Sidrim e pelo professor Dr. Thyago Albuquerque, fará levantamentos nos municípios que integram os municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha – algo que, posteriormente, poderá incluir outros municípios. O intuito é dar informações sobre o segmento e contribuir para a estruturação e o consequente desenvolvimento dos municípios. As ações, conforme destacou o professor, serão desenvolvidas em conjunto com outras entidades que contribuem para o desenvolvimento turístico, como o Sebrae, da Aena, do Ipesce, das secretarias de Turismo, de Finanças e tantas outras entidades que possuam dados sobre o turismo na região.

Até o momento, duas pesquisas já foram realizadas: o Perfil de Turistas do Cariri 2024 e outra sobre os Visitantes da Festa de Santo Antônio de Barbalha, em 2025. Ao todo, serão feitos 11 estudos, com periodicidades distintas. Entre os pontos discutidos está a regularização de empresas no Painel Cadastur, do Ministério do Turismo, considerado um dos principais instrumentos de políticas públicas nacionais de turismo.

Como aponta Thyago Albuquerque, desde o ano passado a dupla de coordenadores atua no projeto do Observatório e na articulação com parceiros – o resultado é a integração na Rede Brasileira do Observatório de Turismo, diálogo com cidades que desenvolvem tal atividade e o reconhecimento oficial pelo Observatório Nacional de Turismo do Ministério do Turismo. “Ser reconhecido pelo Ministério nos mostra que a gente está sendo visto pela principal entidade de desenvolvimento de políticas públicas para o turismo”, pontua.

Como lembra o coordenador, o curso de Gestão de Turismo da Urca é recente na região e tende a contribuir para que ela possa se transformar e se desenvolver de forma sustentável, colaborando para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento da região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE