Romaria de Benigna deve reunir 30 mil fiéis em Santana do Cariri
Festa religiosa segue até 24 de outubro com missas, shows e procissão
Foto: Divulgação
Natália Alves
01/10/25 10:00

Com início em 15 de outubro, a Romaria da Menina Benigna deve atrair até 30 mil devotos em Santana do Cariri. A data escolhida para o início da festa religiosa remete ao aniversário de Benigna, que completaria 97 anos, seguindo até o dia 24 de outubro. A primeira romaria após a beatificação da mártir foi realizada em 2023.

O início da festividade contará com celebração da santa missa, show católico e atrações especiais, assim como a caminhada das crianças. No dia 19 de outubro, a programação seguirá com show de William Sanfona, atração que atrai diversos jovens do município. De acordo com a prefeitura de Santana do Cariri, o último dia será o mais importante, com procissão saindo do santuário em direção à Matriz e missas realizadas no local do martírio da jovem. “A padroeira da juventude, aos seus 13 anos ela deu sua vida por causa do evangelho, por causa de Cristo”, pontuou o pároco de Santana do Cariri, Padre Idemário.

Monumento

Apesar do clima de festividade à Beata, o município iniciou nas últimas semanas o desmonte do monumento em homenagem a Benigna, localizado no santuário do bairro Inhamuns. Desde sua inauguração em 2024, moradores do município não pouparam críticas ao monumento.

De acordo com os populares, a estátua aparenta ter feições adultas, não condizentes com uma menina de 13 anos - idade na qual Benigna foi assassinada. O governador do estado, Elmano de Freitas (PT), afirmou que o monumento será reconstruído para se assemelhar à imagem que os devotos possuem no imaginário. A Diocese de Crato será responsável pelo acompanhamento técnico e pela entrega da nova estátua. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE