Documentário produzido no Cariri é selecionado para Mostra de Festival Internacional
No projeto conhecemos sobre a história de Tica, rainha trans de reisado em Juazeiro
Foto: Difreitas Alumioso
Joaquim Júnior
26/09/25 8:30

O documentário “Tica: Renovação do Sagrado Coração de Jesus” foi selecionado para a Mostra Competitiva da 10ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc, que ocorre entre os dias 25 de setembro e 31 de dezembro de 2025. No documentário, que tem direção de Murilo Cesca e é uma iniciativa dos projetos “Bora fazer um filme?” e do “Me voe artesania”, conhecemos a história de Tica, rainha trans de reisado em Juazeiro. Apesar de enfrentar a transfobia e o preconceito, ela permanece firme com as força e as convicções que possui – inclusive, ao realizar a tradicional renovação em sua casa ao Sagrado Coração de Jesus, como é costume na região

“Fiquei feliz e orgulhoso do Bora Fazer Um filme, em ver que não só realizamos uma renovação linda e simbólica. Mas também fizemos um filme que curtimos muito ter feito e que está conseguindo levar do nosso jeito a história e o olhar da Tica para diferentes lugares e olhares”, contou Murilo ao dizer que trabalhar com Tica e todo universo dela é falar de amor e da força da cultura que se faz presente na fé, na luta e no imaginário comunitário.

Como aponta o diretor, o Cariri está em tudo o que ele cria e a história dele com Tica começou em um dia de Reis de 2016 quando ela topou atuar no clipe da banda Meio do Mundo. “Dos ensaios desse clipe nasceu o desejo de fazer um filme que conseguimos realizar só agora. E, nessa busca, entendemos que mergulhar no tema e na tradição da renovação sob a ótica da Tica é uma aula de amor, fé, respeito e senso de comunidade. Nosso filme tem o Cariri como lugar de encontro, escuta e força. Acreditamos que nossa protagonista representa com muita dignidade tudo isso”, enfatiza Murilo. O Festival Internacional é realizado desde o ano de 2014. Ele reúne produções audiovisuais que abordam desafios e soluções da sustentabilidade global. “Com exibições em escolas, universidades e espaços culturais, o PLANETA.doc conecta pessoas, ideias e territórios em prol de um mundo mais consciente”, apresenta a organização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE