Barro é alvo de mais um escândalo do lixo
23/09/25 0:00

A região do Cariri assiste a mais um escândalo envolvendo contratos de coleta de lixo. Desta vez, o alvo do Ministério Público foi a gestão do prefeito George Feitosa (MDB), em Barro. No dia 17, a Operação Varredura fez busca e apreensões em Barro, Juazeiro do Norte, Caririaçu e Missão Velha, em investigação de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa, entre empresários e agentes públicos. A Justiça determinou o afastamento de agentes públicos e a suspensão de contrato com a empresa. Mas, para o prefeito George Feitosa, tudo ainda é muito subjetivo. Em entrevista disponibilizada nas suas redes sociais, George tenta empurrar a crise para outros municípios que, segundo informação do Ministério Público, foram apenas rota da busca e apreensão. O prefeito ainda foi irônico, ao sugerir que os que falam não têm o que fazer. No entanto, o Ministério Público quer saber sobre os aditivos e os pagamentos que somam R$ 9 milhões.

Bancada do MDB cassada

A Câmara de Farias Brito ainda tenta absolver o resultado do julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, no dia 16, que cassou a bancada do MDB, entre eles, o presidente da Casa, João Camilo. A decisão - unânime entre os sete desembargadores - julgou procedente o recurso da federação liderada pelo PT, que apontou fraude à cota de gênero. Como resultado, perdem os mandatos Everton Calixto e Aurino Filho. Com a recontagem dos votos, devem assumir os suplentes Sauviano do Cariutaba (PDT), Chicão da Canabrava (PT) e Deir da Catingueira (PSB). Além disso, a Casa deve dar posse a um novo presidente, no caso, o atual vice, Lucas Sales (PDT). Na relação de força política na Casa, o PDT aumenta ainda mais sua bancada, que já era a maior, e a oposição ganha mais um na bancada do PT.

PT de Altaneira ainda em crise

A eleição do presidente do PT de Altaneira parece sob sigilo. Nenhum dos cinco vereadores mencionou na Câmara a reunião do diretório que indicou o novo comando da sigla. É o retrato de uma crise escancarada no processo eleitoral interno, onde as duas chapas inscritas foram impugnadas, mas expôs o confronto entre o ex-prefeito Dariomar Rodrigues e o ex-candidato a vice, Sérgio Gomes. A reunião do diretório, nesta semana, ainda não tem informação oficial, mas sabe-se que a ex-candidata a prefeita, Silvania Andrade, foi a escolhida. De certo, foi o boicote dos vereadores Junior Paulino, Gean Moura e Professor Nonato à reunião. Ou seja, quem assumir terá muito trabalho. Na extensão da crise, terá que convencer os vereadores Nonato, Gean Moura e Ana Maria, que ameaçaram deixar o partido.

Brejo Santo, um passo à frente

O município de Brejo Santo se consolida cada vez mais como principal pólo de desenvolvimento do Cariri Oriental, entre as mais importantes do interior do Ceará. Com amplo destaque em projetos para a educação, agora avança em ações voltadas à melhoria na saúde. Na sexta-feira (19), o município foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), no Ceará, o que garante tratamento de câncer no Cariri Oriental, amenizando a dependência de deslocamentos. A articulação foi do deputado estadual Guilherme Landim (PSB), principal representante da região no parlamento cearense. “Essa habilitação vai garantir que milhares de famílias tenham acesso ao tratamento oncológico mais perto de casa,” resumiu Guilherme.

Enquanto isso...

A habilitação de Brejo Santo foi assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT), Tânia Coelho (secretária da Saúde do Ceará) e Mozart Sales (secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde).

O Hospital Geral de Brejo Santo, equipamento habilitado, passa a contar, ainda, com cateterismo cardíaco e duplicação de cirurgias eletivas, exames de ressonância e tomografia. Ou seja, quando a política quer, ela faz.

Em Farias Brito, a semana foi de festa. Aliás, para muitos, a maior de toda a história. A ExpoVaq 2025 distribuiu mais de R$ 100 mil em prêmios e contou atrações como Leonardo, Simone Mendes e Toca do Vale.

Mas, o lado que a gestão do prefeito Deda Pereira (PDT) mais comemorou foi o incremento à economia local, com geração de emprego e renda, além de garantir dias de emoção e muita festa. Tudo em uma grande estrutura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE