Romaria do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto resgata memória em Crato
A romaria integrou momentos de acolhida, celebração e apresentações artísticas
Foto: ASCOM/Crato
Jornal do Cariri
22/09/25 9:30

No último sábado (21) foi realizada a 25ª edição da Romaria do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, no sítio que guarda a herança comunitária e espiritual do beato José Lourenço. Com o tema "Jubileu das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs" e lema "Peregrinos de esperança por uma terra sem males", a romaria integrou momentos de acolhida, celebração e apresentações artísticas, em uma confluência de espiritualidade e expressão popular.

Entre os que preservam a memória do Caldeirão, destaca-se o professor Sandro Leonel, bisneto de Severino Tavares, que, segundo ele, foi enviado por Padre Cícero para auxiliar o beato Zé Lourenço na experiência comunitária. "A força do local se dava através da liberdade. O trabalho de Severino era chamar as pessoas para que pudessem viver em paz no ideário do Caldeirão", disse. O professor ressaltou ainda que esse ideário, profundamente ligado à mensagem de Cristo, despertou tanto devoção quanto incompreensão, mobilizando pesquisadores e inspirando obras que já ultrapassaram fronteiras.

Já para Eremita Brito Siebra, diretora da Escola Filantrópica O Semeador, participar da celebração significou reencontro com sua própria trajetória. "Sou cratense, embora resida em Juazeiro. Estar em minhas raízes, compreender melhor a vida de partilha, foi muito importante. Essa fé libertadora que sentimos aqui na Romaria do Caldeirão nos renova" refletiu.

Com informações da Prefeitura do Crato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE