JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Programa Mesa Brasil fortalece combate à insegurança alimentar
Somente no Cariri, 142 instituições são atendidas regularmente
Foto: Ascom Sesc
Joaquim Júnior
18/09/25 8:30

A segurança alimentar é um direito garantido pela Constituição Federal brasileira de 1988 e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ter comida no prato, no entanto, ainda é uma preocupação diária para milhões de brasileiros. Para amenizar tal realidade, políticas públicas e projetos sociais são desenvolvidos em todo o país – entre eles, está o Mesa Brasil do Sesc, que integra o Sistema Fecomércio.

O programa nasceu no Ceará no ano de 2001 e já distribuiu mais de 67 milhões de quilos de alimentos. Atualmente, somente no Cariri, 142 instituições são atendidas regularmente, integrando uma rede que, em todo o estado, alcança aproximadamente 700 entidades. Além das doações, são realizadas ações educativas com foco no aproveitamento integral dos alimentos e na segurança alimentar.

Denyse Freitas, supervisora de Programa no Sesc Mesa Brasil Cariri, conta que a ação no Ceará nasceu com o propósito de combater a fome e o desperdício de alimentos. “A ideia central sempre foi simples e poderosa: arrecadar onde sobra e levar para onde falta, conectando empresas, produtores e a sociedade civil a instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica.

No Cariri, o programa de segurança alimentar e nutricional iniciou as atividades em meados de 2005, acompanhando a expansão das ações do Sesc na região. O funcionamento do Mesa Brasil, conforme apresentado, segue um fluxo dividido por etapas: captação junto a empresas, produtores e campanhas comunitárias; transporte em frota adaptada; triagem para garantir a qualidade dos itens; e distribuição às entidades sociais cadastradas. O programa na região caririense conta com aproximadamente 64 parcerias que garantem a continuidade das entregas semanais. As fontes de doação incluem supermercados, atacadistas, indústrias alimentícias, produtores rurais e campanhas e eventos realizados, como a Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Impacto social

Foto: Ascom Sesc

O objetivo do Mesa Brasil, segundo Denyse Freitas, permanece o mesmo desde a criação, há quase 25 anos: combater a insegurança alimentar e reduzir o desperdício de alimentos. Os principais desafios incluem manter e ampliar a rede de doadores, garantir logística eficiente e ampliar a conscientização sobre o desperdício e a importância da doação contínua

Enquanto, nos municípios da região, milhares de pessoas são beneficiadas anualmente por meio das instituições parceiras, no Ceará, o programa alcança mais de 330 mil pessoas por ano. “A importância do Mesa Brasil vai além da entrega de alimentos: ele mobiliza comunidades, fortalece laços solidários e atua diretamente na redução da fome, que ainda é uma realidade para muitas famílias”, enfatiza a supervisora.

Para os próximos anos, a meta é ampliar a cobertura geográfica, investir em tecnologia para otimizar a logística e o controle de doações, fortalecer parcerias e expandir ações educativas. Como acredita a gestora, o programa seguirá como uma ponte entre a solidariedade e a necessidade, inovando para que nenhum alimento bom vá para o lixo enquanto houver alguém com fome.

Combate à insegurança alimentar

Foto: Ascom Sesc

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, no quarto trimestre de 2023, mais de 12 milhões de cearenses possuíam insegurança alimentar, insegurança alimentar leve, insegurança alimentar moderada ou insegurança alimentar grave. Do total de 3.292.000 de residências, a insegurança alimentar estava presente em 1.155.000 delas.

Graças aos programas sociais e projetos voltados ao fortalecimento da segurança alimentar, a exemplo do Mesa Brasil, a realidade de muitos cearenses mudou com o tempo. A nível nacional, conforme apresentou o Governo Federal, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU e reduziu a insegurança alimentar para menos de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. O resultado reflete a média trienal 2022/ 2023/ 2024. 

O caminho até o prato

Foto: Instituto Asa Branca

Através das entidades atendidas pelo programa do Sesc no Ceará, inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade têm a garantia de uma comida de qualidade no prato. Entre aquelas atendidas no Cariri, está a Instituição Asa Branca, localizada no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, que já possui 16 anos de história.

Em funcionamento de segunda a sexta-feira, a Instituição Asa Branca entrega, diariamente, cerca de 115 marmitas, algo possível graças ao incentivo do programa Ceará Sem Fome, iniciativa do Governo do Estado, e do apoio do Mesa Brasil. Além de possibilitar a chegada das marmitas a mais famílias, a iniciativa do Sesc possibilita a distribuição de lanches e alimentos durante outras atividades ofertadas pela instituição.

De acordo com Aurineide Almeida, sócia-fundadora da Instituição, através da parceria com o Mesa Brasil, as vidas de milhares de pessoas foram transformadas ao longo do tempo, o que permitiu que muitas saíssem da situação de vulnerabilidade ao conseguirem autonomia financeira, graças às capacitações oferecidas que fortalecem a geração de emprego e renda. Ela destaca, inclusive, a história de uma senhora que saiu da situação de violência doméstica devido aos momentos de convívio em grupo e a troca de experiências e saberes junto aos outros integrantes atendidos.

Somente por meio do programa de segurança alimentar do Sesc, Aurineide mensura que mais de três mil pessoas já foram beneficiadas na Instituição Asa Branca. “A falta de alimento, do recurso, é um gargalo que causa, muitas vezes, a violência e o conflito nas casas das famílias. E, com essa ajuda, que não é pequena, a gente consegue tirar essas pessoas da situação de conflito que passam por essas violências. Como acredito muito na prevenção, o programa me ajuda a dar continuidade no meu trabalho de prevenção que eu oferto às pessoas para que elas não venham a sofrer”, finaliza.

Para ser doador, basta entrar em contato com a unidade do Sesc e comunicar a intenção. De acordo com a instituição, a rede de parceiros conta com pessoas físicas, indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, postos de combustíveis, gráficas, empresas de embalagens, empresas de transporte, entre outras.

Serviços

Sesc Juazeiro do Norte – (88) 3586-9189

Sesc Crato – (88) 3586-9152

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE