JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Aurora desobedece recomendação para não contratar
16/09/25 0:00

Depois de uma tentativa frustrada de contratar, sem licitação, assessoria jurídica no valor de R$ 57 mil, o prefeito de Aurora, Marcone Tavares (PT), está perto de efetivar a contratação. Na primeira tentativa, em março, Marcone foi impedido pelo Ministério Público do Estado, que recomendou a rescisão do contrato, “em observância aos princípios da legalidade, da moralidade administrativa e da eficiência”. Na mesma recomendação, o promotor Rafael Gomes de Lima orientou pela abstenção de “efetuar qualquer contratação” com o mesmo objeto. Mas, a recomendação não adiantou. No último dia 8, Marcone lançou nova dispensa de licitação para contratar assessoria jurídica para a Secretaria de Finanças, no valor de R$ 37 mil. O detalhe é que, para desempenhar a função, objeto da contratação, a Prefeitura tem, pelo menos, dez advogados. São quatro procuradores concursados, um procurador-geral (comissionado) e outros cinco contratados. Ou seja, não há justificativa. A expectativa é que o Ministério Público ingresse com Ação Civil Pública por descumprimento.

Eleição antecipada em Abaiara

A Câmara de Abaiara é, sem dúvidas, a mais rápida do Cariri, pelo menos na escolha da sua nova Mesa Diretora. Mesmo com previsão para o fim de 2026, os vereadores de Abaiara resolveram antecipar o processo para o dia 27 de agosto e já escolheram a Mesa que tomará posse apenas em janeiro de 2027 (biênio 2027-28). A justificativa, que ficou apenas nos bastidores, acabou convencendo os nove parlamentares. A chapa única, encabeçada pelos vereadores Deda Jó (presidente) e Bilú (vice), teve 100% dos votos, sendo consenso entre oposição e situação. Deda e Bilú, os dois mais votados na eleição de 2026, fazem parte da base do prefeito Ângelo Furtado, o Angin (PT), e substituirão o presidente Manoel Alves (PT), também da base aliada. A eleição prematura mostra a força da base.

Os muitos candidatos de Caririaçu

Conhecido por ter muitos candidatos a deputado estadual e federal, Caririaçu tende a manter a tradição na eleição de 2026. Ainda à frente das articulações eleitorais da base aliada do prefeito Acácio Leite (PT), o ex-prefeito Edmilson Leite tem recebido muitos candidatos e fechado apoio. Quando esteve à frente da gestão, Edmilson teve, em média, quatro candidatos aos cargos de federal e estadual. Nunca destinou exclusividade em apoios, mas agradou sempre a base governista do Estado. Para as eleições do próximo ano, Edmilson já conversou e pode estar fechado com Guilherme Landim (PSB) e Davi de Raimundão (MDB) para estadual, além de Lais Nunes (PT), Yury do Paredão (MDB) e Romeu Aldigueri (PDT) para a disputa federal. Há quem garanta que tem espaço para mais.

Prefeito resgatando a imagem

Depois de uma sucessão de crises políticas e administrativas, o prefeito de Milagres, Anderson Eugênio (Derson-MDB), tenta resgatar sua imagem. E a estratégia é clara: contato direto com população. Nas redes sociais, o gestor tem feito o “Giro”, abordando a “transformação”, passando por obras entregues e locais que receberão novas construções. A gestão ganhou como tarefa o diálogo. Somente no dia 11, foram duas audiências públicas, discutindo o Plano Diretor e a Lei Orçamentária. Antes, Derson anunciou um concurso público. Este, resultado de um TAC com o Ministério Público. Sem dúvida, as ações são importantes, mas resta saber se serão o suficiente, frente às crises da bandeira do PT, das aposentadorias e a criação da taxa do lixo. O desafio é grande.

Enquanto isso...

A Secretaria de Educação e a Prefeitura de Araripe receberam, nessa segunda-feira (15), uma homenagem pelo desempenho da Escola Luiz Pereira da Silva, em reconhecimento do título de Escola Nota 10.

No entanto, a homenagem, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, recebida pelo prefeito Zé Gordinho, acabou sendo questionada pela oposição. O resultado seria da gestão do ex-prefeito Cícero de Deus. Uma herança positiva.

No Cariri, os prefeitos do Barro, George Feitosa (MDB), e de Penaforte, Luís de Celestina (PSB), terão muito trabalho para explicar as últimas colocações na avaliação sobre alfabetização nas escolas dos municípios.

No índice, medido pelo Spaece-Alfa, os municípios tiveram menos de 50% das crianças do 2º ano alfabetizadas em 2024. Luís de Celestina tem a desculpa de não estar como prefeito no período, mas George foi reeleito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE