JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Camilo Santana se prepara para deixar ministério da Educação em março
09/09/25 0:00

O presidente Lula definiu que irá disputar mais uma eleição em 2026, onde acredita que conquiste o seu quarto mandato à frente do Planalto. Seria um recorde: 16 anos governando Brasil, pelo voto popular. Em caso de reeleição de Lula, só quem o superaria é Getúlio Vargas, com uma enorme diferença, Getúlio Vargas governou o Brasil por 18 anos, mas desses, 15 anos foi uma ditadura. É apenas 03 anos e meio pelo voto popular. Ciente desse patrimônio político, Lula quer resolver até dezembro, quais são os ministros que deixaram suas pastas para enfrentarem às urnas. Em visita ao Cariri, na sexta passada (05), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, decidiu que não será candidato de novo a deputado federal. E nem tentará ser governador de São Paulo. Padilha fica até o último dia de 2026. Outro que o presidente Lula tem dito querer que permaneça é o ministro da Educação, Camilo Santana. Lula o considera um de seus melhores ministros. E não para de elogiá-lo, até gerando ciúmes dentro do PT. Contudo, o ministro Camilo já resolveu: no próximo dia 28 de março de 2026, ele se desincompatibiliza. Ficará pronto, se necessário, para qualquer embate eleitoral. Tanto em Brasília, quanto no Ceará, onde o governador Elmano de Freitas é o candidato a um
novo mandato.

Davi disputado por candidatos deputados para 2026
O deputado estadual Davi de Raimundão (MDB) é um dos nomes mais prestigiados na política do Cariri nos últimos meses. Próximo da eleição de 2026, Davi é avaliado como uma das melhores parcerias da região para candidatos a deputados federais. Mais votado em Juazeiro do Norte, em 2022 para estadual, Davi apareceu em 2024 como o melhor nome da base governista para a disputa de prefeito. Liderando o cenário para a disputa estadual do próximo ano, Davi tem sido convidado a recepcionar vários nomes na disputa federal de passagem pela região. Se tornou a melhor companhia de quem visita Juazeiro e o Cariri. Ultimamente, Davi recebeu os federais André Figueiredo (PDT) e Luiz Gastão (PSD), além do presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PDT), também candidato a federal em 2026. O assédio tem afastado o principal aliado dos últimos anos, o ex-deputado estadual Nelinho Freitas (MDB), que decidiu concorrer novamente à Câmara Federal. Aliados de Nelinho temem que Davi feche parceria com outro nome para 2026. Na base de Davi, a certeza é de que a parceria entre os dois continua. Nelinho garante que conseguirá um mandato de federal no ano que vem, e conta com a aliança com Davi.

Guimarães nega ter surpresas na sua cirurgia 
Submetido a uma complicada cirurgia cardíaca, para colocar uma ponte em seu coração, o deputado José Guimarães parece ter tido pressa no seu retorno às atividades parlamentares. É até compreensível, pois Guimarães disputa uma das duas vagas ao Senado, na chapa do governador Elmano, contra 05 pretendentes. Por isso, voltou ao trabalho. Entretanto, sentiu problemas na recuperação, e seus médicos sugeriram que Guimarães cancelasse suas agendas. Nada de viagens ou extravagâncias. Por isso, Guimarães não acompanhou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Cariri, na sexta (05). Também não prestigiou o 17º Encontro Estadual do PT, no sábado (06). Sobre suas ausências, Guimarães foi transparente e se justificou em suas redes sociais: “Minha recuperação pós-cirúrgica segue dentro do previsto e sem qualquer complicação. Os médicos responsáveis avaliam como excelente a evolução do quadro, dentro do acompanhamento programado.
Permaneço sob os cuidados da equipe médica e retornarei a São Paulo na próxima semana, para as revisões já agendadas. Desde a alta hospitalar, não houve necessidade de cancelar compromissos e o trabalho segue normalmente. Meu assessor Luizinho mantém as atividades no escritório, em Fortaleza, como sempre, independentemente da minha presença física. Nosso trabalho não para”.

Yury do Paredão deve emplacar diretoria no BNB
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) deve passar por profundas mudanças em sua diretoria. O presidente Paulo Câmara e a diretora de Administração, Ana Teresa Carvalho, concluíram seus mandatos no último dia 31 de agosto e não foram reconduzidos. Motivo: a Lei das Estatais os proíbem de renovarem seus mandatos. Isso só seria possível se houvesse uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). E recorrer ao STF não seria desejo do presidente Lula. Outro diretor, Luiz Abel, de Negócios, também deverá sair. O seu cargo era uma indicação do senador Ciro Nogueira, do PP. Tanto o PP, quanto o União Brasil, estão devolvendo os cargos que ocupavam no Governo Lula. Desse modo, quem mostrou capacidade de articulação política em Brasília, mesmo estando em seu primeiro mandato, foi o deputado Yury do Paredão. Negociou com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e com o líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e teve resultado positivo: deve emplacar o novo diretor de Negicios, responsável por empréstimos superiores a R$ 50 bilhões/ano no BNB. O nome mais cotado para o cargo é do gerente do banco em Juazeiro, Vandir Farias.

Oposição de Juazeiro não consegue instalar CPI 
Líder da oposição na Câmara de Juazeiro do Norte, o vereador Capitão Vieira Neto (MDB), até tentou, mas não conseguiu convencer os colegas sobre a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte. Quando anunciou, há 15 dias, Vieira garantiu que tinha mais de sete assinaturas, número mínimo para dar entrada. Mas, nas últimas sessões, o tema acabou esfriando com a negativa dos parlamentares. A maioria não quer se meter em CPI, graças ao histórico recente das investigações na Casa, que acabaram com nenhum resultado. Na verdade, foram quatro na primeira gestão do prefeito Glêdson Bezerra, que, sequer, chegaram ao relatório final. Duas acabaram sendo extintas por falta de quórum nas reuniões. Capitão Vieira garante que, desta vez, seria diferente, mas terá muito trabalho para convencer os seus colegas vereadores, de que vale a pena investigar denúncias de supostas irregularidades em um contrato com uma entidade filantrópica, que já foi distratado no momento da denúncia.
 
Secretária Eliana Estrela prepara candidatura
 
Fora de todos os prognósticos e análises sobre candidaturas da região do Cariri, a secretária de Educação do Estado, Eliana Estrela, se articula para ser candidata a deputada estadual em 2026. Eliana será um dos nomes do Cariri com apoio do ministro Camilo Santana, para a Assembleia Legislativa, ao lado do ex-prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil (PT). Eliana espera, ainda, dobrar com o deputado federal, Idilvan Alencar (PDT), com quem mantém boa relação de amizade. Idilvan foi secretário de Educação na gestão Cid e Camilo, e deve ser candidato à reeleição. Atualmente, Idilvan é secretário de Educação de Fortaleza, por indicação de Camilo. Eliana está firme nas articulações internas para se viabilizar na disputa e deve ter um o grande apoio da educação do Cariri e do Estado. No Cariri, uma das bases eleitorais de Eliana é o corpo docente da Universidade Regional do Cariri (Urca) e as direções das Credes. No Abolição, a avaliação é que Eliana é um dos nomes com fortes chances de eleição, e ainda conta a seu favor uma oxigenação do PT, com a chegada de um quadro novo na Assembleia do Ceará.

Disse me disse…
Ciro Gomes está conversando com Tasso Jereissati e define, sem pressa, se ao sair do PDT, se filia ao PADB ou ingressa na federação União Progressista.

Quem tem sido ouvido sobre o futuro de Ciro Gomes na política cearense é o
prefeito Glêdson Bezerra. As conversas tem acontecido com muita frequência, mas longe dos holofotes da mídia.
 
Nome com potencial eleitoral para 2026, o ex-deputado estadual e ex-vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio (PSB), avalia estar na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.
 
Giovanni foi convidado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), que tem como objetivo para 2026, fazer uma base forte na Assembleia, a partir da região do Cariri.
 
O deputado federal José Guimarães almoçou com o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), no sábado (06), em Fortaleza.
 
O almoço aconteceu logo após o encontro estadual do PT, e serviu para Guimarães apelar aos dois líderes petistas, por apoio a sua pré-candidatura ao Senado em 2026.

Não está fácil a vida de Guimarães. Uma das duas vagas é de Cid Gomes, que não concorrerá à reeleição, mas já escolheu seu sucessor: Júnior Mano.

Há outros concorrentes a segunda vaga postulada por Guimarães, na base de Elmano: Eunício Oliveira, Chiquinho Feitosa e Domingos Filho.

Desculpe a ignorância, como o governador Elmano e o ministro Camilo vão definir os 02 candidatos a senador na chapa do PT em 2026?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE