JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Juazeiro do Norte completa 114 anos de emancipação política
Município possui maior população do Cariri e uma das maiores do Ceará
Joaquim Júnior
22/07/25 8:30

O maior município da região do Cariri – e um dos maiores do Ceará – completa, nesta terça-feira (22), 114 anos de emancipação política. Com mais de 286 mil pessoas, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juazeiro do Norte é, atualmente, uma das maiores economias do estado. A última atualização do IBGE (no ano de 2021) aponta que o PIB per capita no município, que representa a renda média por pessoa, é de R$ 18.381,08; já o nível de escolarização entre crianças e adolescentes com idade de seis a 14 anos é de 98,84% (no ano de 2022). Para celebrar a data, atividades culturais, esportivas, educativas, religiosas, de cidadania e inaugurações são realizadas durante semana comemorativa.

Roberto Viana, diretor de Patrimônio Histórico Cultural ligado à Secretaria de Cultura em Juazeiro e professor do curso de História da Universidade Regional do Cariri, atribui o crescimento populacional e econômico de Juazeiro do Norte a diferentes variáveis. A mais visível delas, conforme aponta, é a experiência religiosa, que teve início em 1º de março de 1889, quando aconteceu o fenômeno conhecido como Milagre da Hóstia, protagonizado pela beata Maria de Araújo e pelo Padre Cícero. No mesmo ano foi realizada uma romaria de Crato para o Juazeiro, em que os fiéis buscavam ver o que acreditavam ser o sangue de Jesus vertido pela boca de Maria de Araújo.

Como aponta Roberto, essa primeira experiência é definidora dos rumos que Juazeiro vai se organizando no tempo. Outro ponto é que o município é estrategicamente bem localizado, uma encruzilhada, e desde antes do milagre já era rota comercial e tinha experiência de trânsito de mercadorias e de pessoas – algo que se potencializou posteriormente. O estudioso ainda aponta que, para que Juazeiro se tornasse uma grande cidade, as manobras políticas e a organização social da experiência religiosa contribuíram para que se  ganhasse uma nova proporção, uma forma ainda mais poderosa e potente de organização econômica.

“Então a esperança religiosa, sem dúvida, marca a dimensão da migração e da organização populacional, no entanto, empregabilidade, economia, outras questões que são importantíssimas para a manutenção do crescimento de uma cidade derivam de outras experiências”, completa o professor, ao destacar pontos como formatações políticas desde o padre Cícero até a contemporaneidade, interesses empresariais e localização estratégica. “Juazeiro hoje é uma das maiores cidades do Ceará, a maior cidade do Cariri, por conta desse ‘boom’, dessa explosão religiosa que é incrível, que é um fenômeno espetacular, mas também por conta dessas diversas outras pequenas e grandes ações sociais que vão se organizando ao redor dessa explosão populacional”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE