JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Tarifaço de Trump gera reações entre políticos do Cariri
Políticos do Cariri acusam Trump de atacar soberania brasileira
Foto: Junior Pio - Alece
Robson Roque
15/07/25 15:00

Deputados que representam o Cariri na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Ceará reagiram ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre elevar as taxas de produtos exportados do Brasil. Além deles, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, ambos do PT, também se pronunciaram. Trump anunciou, no dia 9, uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, com previsão de início a partir de 1º de agosto.

O ministro Camilo Santana publicou uma imagem, em redes sociais, com a mensagem de que ‘Lula quer taxar os super ricos, Bolsonaro quer taxar o Brasil’, e comentou: “Pela nossa soberania! Pela defesa intransigente dos interesses do Brasil e do nosso povo”.

O governador Elmano de Freitas disse que o Brasil é um Estado soberano, que “negocia de cabeça erguida, com diálogo e, acima de tudo, respeito”. Elmano defendeu que o país não pode aceitar interferência ou imposição de outras nações. “Seguimos defendendo o nosso país, os nossos trabalhadores e a nossa capacidade de competir de forma justa no mercado internacional”.

Entre os deputados que se manifestaram, Yury do Paredão (MDB) argumentou que “o Brasil merece o respeito de todas as nações”. O parlamentar destacou que o Brasil é um país democrático, com instituições fortes e eleições limpas, e disse acreditar que o diálogo entre os dois governos prevalecerá. “Confiamos que líderes como o presidente Trump reconhecerão a importância do Brasil no cenário global e respeitarão nosso povo”.

Licenciado do cargo de deputado federal, o secretário de Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar (PDT), ironizou a postagem de Eduardo Bolsonaro, em agradecimento a Trump pelo tarifaço. “Esteja convidado a retornar ao Fundamental 1, e eu consigo a vaga. Primeira aula: qual o significado de 'patriota'?”, alfinetou Idilvan.

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou um manifesto em defesa do Brasil e da soberania nacional brasileira, em resposta a Trump. No exercício do cargo, o suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) assinou o documento e também se manifestou contrário ao posicionamento do presidente estadunidense. “O Brasil tem voz, tem povo, tem coragem. E é o nosso povo que deve decidir o próprio destino, com dignidade e independência. A soberania não se vende. Se defende!”, disse Lobo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE