JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Pesquisa da UFCA ganha força após protestos para o fim da escala 6×1
Pelo menos três mil trabalhadores participarão da pesquisa
Foto: Antônio Rodrigues
Natália Alves
10/07/25 14:00

O Laboratório de Gestão de Pessoas, Trabalho e Comportamento Organizacional (GEPTCO/UFCA), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está desenvolvendo uma pesquisa com objetivo de compreender e analisar a situação de trabalho e saúde mental no Cariri. O estudo tem como meta coletar informações de até três mil trabalhadores, visando impulsionar a criação de políticas públicas para melhores condições de trabalho. A pauta tem ganhado notoriedade após o início das reivindicações pelo fim da escala de trabalho 6x1.

O público-alvo são trabalhadores acima de 18 anos de idade, e que possuam, no mínimo, um ano de experiência em um trabalho formal ou informal na região. Segundo a coordenadora da pesquisa, a professora Jesuína Maria, o estudo vem da observação do crescimento de trabalhadores afastados por problemas de saúde mental. “De acordo com o INSS, em 2024, dos 2,5 milhões de pedidos de afastamento, 472 mil estavam relacionados à saúde mental”, destaca.

Além do burnout, questões como depressão e ansiedade estão entre os fatores que causam afastamento de trabalhadores. Jesuína Maria alerta que as ocorrências de abandono de função podem aumentar ainda mais. No dia 1º de julho, movimentos sociais criaram o Plebiscito Popular 2025, uma consulta pública para saber a opinião dos trabalhadores a respeito do Fim da Escala 6X1, da Redução da Jornada de Trabalho, entre outras questões.

Jesuína Maria comenta sobre a importância da população em participar de pesquisas que contribuam para a criação de políticas públicas. “Estamos rodeados por desinformação e informações falsas, então, a contribuição dos cidadãos na realização de pesquisas pode contribuir para a produção de conhecimento científico e aperfeiçoamento de grandes teorias”, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE