JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Expocrato 2025 deve movimentar 100 milhões em negócios
Novidades incluem ônibus gratuitos e estratégias de segurança
Foto: Reprodução/Festival Expocrato
Jornal do Cariri
08/07/25 15:00

A 72ª edição da maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, a Expocrato, tem início nesta sexta-feira (11) e segue até o dia 20 de julho, com pausa apenas no dia 14. Para 2025, a promessa é de um evento maior que o do ano passado, com expectativa de mais de 100 mil turistas no Cariri. Este ano, o evento traz novidades na segurança, logística, acessibilidade e mobilidade urbana.

Pela primeira vez, o evento contará com transporte coletivo gratuito em todos os dias de programação, por meio de parceria entre o Governo do Estado, o deputado federal Yury do Paredão (MDB) e a empresa ViaMetro. Os ônibus irão circular diariamente, das 19h30 às 04h da manhã, com rotas saindo de Juazeiro e Barbalha. A ação visa garantir mobilidade urbana e facilitar o acesso ao evento.

O evento seguirá o modelo adotado em 2024, com 90% da arena de shows gratuita. “Até 2023, todo o acesso à área dos shows era pago. O Governo do Estado, vendo a importância de democratizar o acesso aos shows para as pessoas, sobretudo para as de baixa renda, passou a custear esses artistas”, explicou André Barreto, prefeito do Crato.

A abertura da programação conta com show de Roberto Carlos, seguindo com nomes como Sorriso Maroto, Jorge e Mateus e Natanzinho Lima, além de Wesley Safadão, que gravará seu DVD “TBT WS 3”, após seis anos longe do evento. No Palco Sonoro da Urca, 16 atrações estão confirmadas, com shows de Tiro Certeiro, Nazirê, Algarobas, entre outros artistas locais.

Em termos de segurança, a exposição contará com novas estratégias: o sistema de reconhecimento facial, já utilizado no Ceará, será implantado por meio de câmeras espalhadas dentro e no entorno do Parque de Eventos. “Isto serve para inibir condutas indesejáveis”, pontuou o vice-prefeito do Crato, Dr. Leitão.

Durante a festa, o impacto econômico estimado é de 100 milhões em negócios, além da taxa de ocupação hoteleira chegar a 91%. “É uma festa democrática, que movimenta todo o comércio. Irá movimentar toda cadeia produtiva do Cariri. Tenho certeza que o destino do Brasil, em Julho, será aqui no Crato", comentou o deputado Yury do Paredão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE