JORNAL DO CARIRI _CURSOS-PROMO_970X120
Fábrica deve ser investigada por poluição
Fumaça cobriu boa parte da região do Cariri
Foto: ASCOM/Juazeiro do Norte
Natália Alves
21/06/25 11:00

Nas últimas semanas, uma fumaça vinda dos arredores do anel viário, que interliga as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, vem preocupando a população. Segundo o Ministério Público do Ceará (MPCE), a situação está ligada a uma fábrica de alumínio. A fumaça invade o céu de algumas localidades, principalmente em Juazeiro. O órgão notificou a Secretaria do Meio Ambiente do Crato e a Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) para realizarem fiscalizações no local e apurarem as causas da poluição.

Um inquérito civil foi aberto pelo MPCE, com a 6ª Promotoria de Justiça do Crato requerendo que os órgãos de fiscalização constatem a existência das devidas licenças ambientais e a verificação do cumprimento das condições estabelecidas nos licenciamentos. “É preciso destacar que o funcionamento de atividades potencialmente poluidoras depende de licença ambiental, emitida após processo de licenciamento ambiental, perante o órgão ambiental competente”, explica o Promotor de Justiça, Thiago Marques.

A origem da fumaça foi constatada após vistoria realizada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), de Juazeiro do Norte, após queixas dos moradores do entorno do foco da poluição. Em nota, a autarquia afirmou que não possui competência legal para aplicar sanções diretas à empresa responsável, por estar fora dos limites territoriais do município. “O objetivo é que os órgãos competentes realizem a fiscalização adequada, avaliem os impactos ambientais causados e adotem medidas necessárias para cessar a poluição”, pontua a Amaju.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
RECOMENDADAS PARA VOCÊ
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE